PUBLICIDADE

Astronauta posa para foto junto de robô na Estação Espacial

Criaturas robóticas costumam ser usadas para realizar diversas atividades no espaço

10 set 2014 - 16h05
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O Robonauta 2 posa para foto na Estação Espacial Internacional</p>
O Robonauta 2 posa para foto na Estação Espacial Internacional
Foto: Estação Espacial Internacional / Instagram

Um astronauta publicou no Instagram uma foto sua junto de um robô na Estação Espacial Internacional.

A criatura, um robô antropomófico, vive na Estação junto com os astronautas. Ele tem função experimnetal, o que significa que ele exerce simples, mas necessárias tarefas que costumam  consumir o tempo dos pesquisadores que estão a bordo, como medir a velocidade do ar e até mesmo fazer faxina.

O Robonauta 2 é controlado pelos membros da tripulação, através de equipamentos de realidade virtual. No último mês, ele ganhou pernas - com sete articulações cada - e um instrumento com sistema de visão. Futuras melhorias permitirão que ele trabalhe também fora da Estação Espacial.

Esse e outros robôs movivos a dióxido de carbono utilizam plataformas como smartphones, acelerômetros e giroscópios para testar algoritmos. Essas máquinas são frequentemente usadas como plataforma para uma variedade de projetos, incluindo uma competição de jovens estudantes, na qual eles são programados pelos alunos para resolver um desafio anual.

O Robonauta 2  não é o único robô usado na Estação Espacial Internacional. Existem muitas criaturas como essa sendo usadas em operações críticas.

O Remote Manipulator System, conhecido como Canadarm2, é usado para mover suprimentos, equipamentos e até mesmo astronautas que andam no espaço. Outro braço robótico, do Módulo Experimental Japonês Kibo, é usado para prestar auxílio em experimentos e tarefas de manutenção.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade