PUBLICIDADE

Astronauta pop: Sandra Bullock deveria ter usado fralda em Gravidade

Chris Hadfield, que ficou famoso mundialmente durante sua passagem pela Estação Espacial Internacional (ISS) neste ano, disse que filme é um dos melhores já feitos sobre espaço

14 nov 2013 - 10h15
(atualizado em 1/12/2013 às 08h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Cena do filme Gravidade em que Sandra Bullock aparece vestindo roupas mais íntimas
Cena do filme Gravidade em que Sandra Bullock aparece vestindo roupas mais íntimas
Foto: Warner Bros. / Reprodução

O recente lançamento hollywoodiano Gravidade, que chegou a ser apontado pelo diretor James Cameron como o "melhor filme espacial já feito", também cometeu alguns equívocos científicos. Um dos mais comentados diz respeito à cena em que Sandra Bullock aparece usando roupas mais íntimas. Astronautas, contudo, disseram que para ser mais realista, ela deveria estar usando uma fralda.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/buzz-lightyear/" data-cke-234-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/buzz-lightyear/">Traje espacial Z-1 "Buzz Lightyear"</a>

Não chegou a ser uma crítica, mas o canadense Chris Hadfield, um dos astronautas mais populares dos últimos tempos, foi um dos que afirmou que a fralda daria esse tom mais real ao filme do diretor Alfonso Cuarón. "Por dentro do nosso traje espacial, nós vestimos uma 'fantasia de Halloween', que é uma roupa com líquidos de arrefecimento. E nós usamos um tipo de fralda. Você está lá, suando por oito horas, seu cabelo parece pelo de rato. Você não se parece com um modelo de cuecas", brincou essa semana durante entrevista a Conan O'Brien.

Hadfield, contudo, reforçou que as cenas externas são muito reais e que este é o melhor filme de espaço já feito. "Há partes que são muito realistas. Aliás, o visual é melhor do que de qualquer outro filme sobre espaço. Visualmente, é muito parecido com a caminhada espacial".

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/filmes-x-ciencia/" href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/filmes-x-ciencia/">Veja filmes que tropeçam na ciência</a>

O astronauta pop

Chris Hadfield foi o primeiro canadense a comandar uma expedição da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Ele chegou com a missão 34, lançada em 19 de dezembro de 2012, e liderou a 35 depois da partida do norte-americano Kevin Ford, em 16 de março deste ano, até o retorno à Terra, em 13 de maio.

Hadfield ficou famoso por suas fotos, textos, áudios e vídeos gravados a partir da ISS, em especial por uma das primeiras músicas composta e tocada e pelo primeiro clipe feito no espaço.

Astronauta faz clipe de Bowie na ISS:

Em junho, no auge do sucesso, Chris Hadfield anunciou a aposentadoria.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade