PUBLICIDADE

Astronauta "pop" retorna à Terra após cinco meses no espaço

13 mai 2013 - 20h14
(atualizado em 14/5/2013 às 01h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Foram 144 dias no espaço, o suficiente para ter mais de 860 mil seguidores no Twitter e de 280 mil curtidas no Facebook. Mas a viagem do canadense Chris Hadfield, que ficou conhecido por suas fotos e vídeos divulgados na internet, chegou ao fim. Ele, o americano Tom Marshburn e o russo Roman Romanenko pousaram às 23h31 (de Brasília) desta segunda-feira no Cazaquistão, conforme a Nasa - a agência espacial americana. O retorno à Terra, que começou às 20h08, quando a nave Soyuz desacoplou da estação espacial, ocorreu em segurança, segundo a Nasa.

A aterrissagem, que foi acompanhada por 12 helicópteros e três aviões, ocorreu na zona prevista, a cerca de 150 quilômetros da cidade de Dzhezkazgan, no Cazaquistão. "A tripulação suportou perfeitamente a aterrissagem. Os cosmonautas estão bem e animados", anunciou os alto-falantes da sala principal do Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia, segundo a agência oficial RIA Novosti.

O retorno à Terra da Soyuz, desde seu desacoplamento da ISS até o módulo de pouso tocar nas estepes cazaques, teve uma duração de aproximadamente três horas e meia. Na plataforma orbital ainda ficaram três tripulantes: os russos Pavel Vinogradov e Aleksandr Misurkin e o americano Chris Cassidy.

No final do mês, outros três astronautas devem chegar à ISS: o russo Fiôdor Yurchikhin, o italiano Luca Parmitano e a americana Karen Nyberg, que voarão a bordo da Soyuz TMA-09M, cuja decolagem está programada para o próximo dia 29.

Despedida

"Quem imaginaria que cinco meses fora do planeta poderiam fazer você se sentir mais próximo das pessoas?", disse o canadense em seu vídeo de despedida da estação. Hadfield destaca o papel que a internet e as redes sociais tiveram nesse tempo em que esteve na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Para ele, o uso dessas mídias fez parecer que estava em contato com pessoas, "que esta experiência não é individual, mas dividida através do mundo."

Astronauta mostra o que acontece com as lágrimas no espaço:

"A estação espacial é um posto avançado no limite da experiência humana. É um grupo muito selecionado de pessoas que está aqui (...) do fundo do meu coração: obrigado e vejo vocês em breve."

Hadfield ganhou diversos fãs e admiradores com a divulgação de vídeos que mostram como é viver no espaço. Em um, por exemplo, mostra como os astronautas fazem para cortar as unhas. Em outro, como se faz para dormir em gravidade zero. Em um terceiro exemplo, ele simula como seria chorar na estação.

Astronauta faz clipe de Bowie na ISS:

Muitas vezes acompanhado de seu violão, o canadense também fez sucesso com músicas. Seja fazendo um dueto espaço-Terra com o cantor Ed Robertson, seja fazendo um clipe com sua versão de um sucesso de David Bowie. Ele até fez uma canção na ISS.

Quem ganhou fama de tabela com Hadfield foi a Agência Espacial Canadense. Pouco conhecida - talvez seu maior feito tenha sido a criação do braço robótico da estação espacial -, ela ganhou cerca de 150 mil inscrições no seu canal no Youtube, no qual eram divulgados os vídeos do astronauta. Foram, ainda, aproximadamente 23 milhões de exibições.

Além dos vídeos, as fotos do canadense também fizeram sucesso. As imagens, principalmente aquelas que mostra a Terra vista do espaço, levaram milhares de pessoas a seguirem o astronauta no Twitter e no Facebook. E foi nessas redes sociais que ele deixou sua última imagem. "Para alguns pode parecer um por do sol, mas é um novo alvorecer", diz o astronauta.

A Terra vista do espaço: astronauta divulga "foto final"

Com informações da agência EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade