PUBLICIDADE

Astronauta celebridade, canadense Chris Hadfield anuncia aposentadoria

10 jun 2013 - 19h28
(atualizado em 11/6/2013 às 09h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Para Hadfield, dizer adeus "foi mais difícil do que esperava"
Para Hadfield, dizer adeus "foi mais difícil do que esperava"
Foto: Chris Hadfield / Twitter

O astronauta canadense Chris Hadfield anunciou sua aposentadoria nesta segunda-feira, depois de retornar de uma missão de cinco meses no espaço, no qual comoveu o mundo com seus relatos no microblog Twitter e de um vídeo clipe no qual apareceu interpretando um clássico de David Bowie.

"Foi uma aventura incrível", afirmou Hadfield, 53 anos, ao comentar seus 35 anos de serviço como piloto de combate durante a Guerra Fria e astronauta da Agência Espacial Canadense.

A última missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi "uma espécie de ápice de toda a minha carreira desde que era um menininho sonhador de nove anos que pensava em voar ao espaço", disse, acrescentando: "Para mim é hora de fazer outra coisa".

"Em um mês me aposentarei da Agência Espacial Canadense e só me dedicarei a assuntos privados", disse Hadfield em entrevista coletiva. Sua aposentadoria está prevista para 3 de julho. 

Astronauta faz clipe de Bowie na ISS:

Hadfield retornou à Terra no mês passado, juntamente com o astronauta americano Tom Marshburn e o cosmonauta russo Roman Romanenko. Do espaço, Hadfield cativou a imaginação do público com atualizações no Twitter que davam uma visão sem precedentes do cotidiano no espaço e permitiram que seus seguidores vissem imagens espetaculares tiradas da ISS.

Astronauta mostra o que acontece com as lágrimas no espaço:

Com tweets enviados de um perfil com reminiscências da série Jornada nas Estrelas, @Cmdr_Hadfield, o astronauta publicou fotos incríveis da Terra vista do céu e também comentários interessantes sobre aspectos mundanos como a comida e o banho no espaço.

Hadfield e sua equipe fizeram a primeira coletiva ao vivo do espaço, gravaram o primeiro vídeo musical em órbita - uma versão do clássico Space Oddity, de David Bowie - e fizeram um número recorde de experiências científicas na ISS.

Astronauta pop relembra experiência de 5 meses no espaço:

Em um momento em que alguns cientistas questionam a necessidade de voos espaciais tripulados para a ISS e em meio a pressões orçamentárias constantes, Hadfield serviu de inspiração para muitas pessoas.

Este astronauta poliglota (ele fala inglês, francês e russo) disse que ainda está se readaptando à gravidade desde que retornou à Terra. Seu coração encolheu e ele perdeu massa óssea, mas garantiu que deverá estar "quase de volta à normalidade no começo de setembro".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade