PUBLICIDADE

Astronauta cazaque ocupa o lugar de Sarah Brightman em voo à ISS

22 jun 2015 - 11h56
Compartilhar
Exibir comentários

O astronauta cazaque Aydin Aimbetov ocupará o lugar da cantora britânica Sarah Brightman no voo à Estação Espacial Internacional (ISS) previsto para o dia 1º de setembro, conforme informou nesta segunda-feira a agência espacial russa Roscosmos.

Brightman, de 54 anos, renunciou ao projeto de ser a próxima turista espacial por "motivos familiares" e interrompeu o treinamento para ir ao espaço. Com a impossibilidade de preparar outro turista espacial a tempo, a Roscosmos decidiu preencher a vaga com um astronauta profissional.

"Aimbetov já está treinando", informou à agência de notícias "RIA Novosti" o porta-voz da Roscosmos, Igor Burenkov, que explicou que "a decisão final é tomada por todos os membros do projeto da ISS", também integrado pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Anteriormente, o primeiro vice-presidente cazaque, Altai Abdullaev, já havia anunciado que "graças aos acordos feitos entre os presidentes de Cazaquistão e Rússia (Nursultan Nazarbayev e Vladimir Putin, respectivamente), um astronauta cazaque voará em um futuro próximo da base de Baikonur", no Cazaquistão.

Aimbetov se tornará o terceiro cidadão cazaque a viajar ao espaço após Tojtar Aubakirov, que decolou a bordo da nave tripulada Soyuz TM-13M em 1991, e Talgat Musabaev, que participou de três missões tanto à já desaparecida estação espacial russa Mir (1994 e 1998), como à ISS (2001).

O cazaque, que se tornou astronauta em 2007, será integrado à tripulação da nave Soyuz TMA-18M junto ao russo Sergei Volkov e ao dinamarquês Andreas Mogensen.

A cantora britânica teria sido a oitava turista espacial da história e a primeira desde que, em setembro de 2009, o canadense Guy Laliberté, fundador do "Cirque du Soleil" (Cirque du Soleil), voou à ISS.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade