PUBLICIDADE

Arianespace lançará telescópio espacial James Webb, substituto do Hubble

17 dez 2015 - 09h44
Compartilhar
Exibir comentários

O consórcio espacial europeu Arianespace anunciou nesta quinta-feira que recebeu a encomenda de pôr em órbita com um foguete Ariane 5 o telescópio espacial James Webb, concebido conjuntamente pelas agências espaciais de Europa, Estados Unidos e Canadá, e considerado o substituto do Hubble.

O lançamento está previsto para outubro de 2018 e será feito do centro espacial de Kuru, na Guiana francesa, informou a Arianespace em comunicado.

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), encarregada de contratar a colocação em órbita do telescópio, assinou um contrato com a Arianespace, cujo valor não foi desvelado.

Além disso, a ESA é a encarregada do desenvolvimento e da fabricação de dois dos quatro instrumentos científicos do James Webb, dotado de tecnologia de ponta para a observação do universo através de infravermelhos, além de seu apoio às operações científicas.

"O James Webb terá como principal missão a detecção das primeiras galáxias no Universo e o acompanhamento de sua evolução no tempo", disse o Arianespace.

Além disso, o telescópio também observará o nascimento das novas estrelas e seus sistemas planetários assim como os planetas do sistema solar ou de outros.

O James Webb será dotado de uma lente de 6,5 metros de diâmetro e viajará a bordo de um dos Ariane 5 ECA, a plataforma de lançamento de maior capacidade do Arianespace.

Com um peso de 6,5 toneladas, o telescópio ficará em uma órbita a 1,5 milhão de quilômetros da Terra em direção oposta ao Sol.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade