PUBLICIDADE

Após prisão e expulsão da Nasa, ex-astronauta completa 50 anos

Lisa Nowak era casada quando teve um envolvimento extraconjugal com outro astronauta

10 mai 2013 - 07h47
(atualizado às 07h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A imagem de heróis construída pelos astronautas nem sempre sobrevive ao escrutínio público. O retorno à Terra, conforme já relatou Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na lua, é mais complicado do que a ida ao espaço. Que o diga Lisa Nowak, ex-astronauta da Nasa, a agência espacial americana, que foi presa seis meses depois de participar de missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Ela completa 50 anos de vida nesta sexta-feira.

<p>Registro da visão da borda da galáxia NGC 4013. O telescópio espacial Hubble chega aos 23 anos. Veja a seguir mais de 100 incríveis imagens do observatório</p>
Registro da visão da borda da galáxia NGC 4013. O telescópio espacial Hubble chega aos 23 anos. Veja a seguir mais de 100 incríveis imagens do observatório
Foto: ESA / Divulgação

Lisa Nowak era considerada uma prodigiosa engenheira espacial, de carreira brilhante e futuro ainda mais promissor. Mas ficou mais conhecida por tentar sequestrar Colleen Shipman, capitã da Força Aérea, do que por seu currículo na astronáutica. Colleen namorava o pivô da contenda, William Oefelein, também astronauta da Nasa.

O episódio

Usando uma peruca, Lisa foi presa após tentar entrar no carro de Colleen e aplicar spray de pimenta em sua direção no estacionamento do Aeroporto Internacional de Orlando, no dia 5 de fevereiro de 2007. Para a abordagem, ela partiu de carro um dia antes de Houston e viajou 1,6 mil quilômetros. Em uma mochila, carregava sacos de lixo, uma faca, um martelo e uma pistola normalmente utilizada para caçar pássaros.

O caso

Lisa ainda era casada quando teve um envolvimento extraconjugal com Oefelein. O romance durou dois anos. Foi tão intenso que a astronauta ainda possuía as chaves do apartamento de Oefelein e a senha de seu e-mail quando ele começou a se relacionar com Colleen.

De acordo com a polícia, Lisa costumava frequentar o apartamento de Oefelein enquanto o astronauta se encontrava em missão espacial, em dezembro de 2006. Em uma dessas incursões, ela descobriu as conversas do ex-namorado com Colleen. Foi pelo e-mail do ex-namorado que ela encontrou o itinerário do voo que levou a rival a Orlando naquele 5 de fevereiro.

Código de conduta

O episódio acarretou uma investigação da Nasa a respeito do tratamento psicológico conferido a seus astronautas, as primeiras duas dispensas por indisciplina na história da agência e a publicação de um código de conduta para seus funcionários.

Julgamento

Lisa foi julgada e, em 2009, confessou ter tentado invadir o carro de Colleen. Ela foi condenada por contravenções menores - não por tentativa de sequestro - e cumpriu horas de trabalho comunitário e pena de um ano em liberdade condicional.

Mãe de três filhos, hoje Lisa está divorciada e aposentada. "Eu sinto muito, sinceramente. Espero que nós todos possamos seguir em frente com privacidade e paz”, pediu no tribunal.

GHX Comunicação GHX Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade