PUBLICIDADE

Após busca frustrada, Rússia diz que buraco em lago não foi formado por meteorito

17 fev 2013 - 01h02
(atualizado às 07h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A busca por fragamentos de meteorito no fundo do lago Chebarkul, na região dos Montes Urais, na Rússia, foi oficialmente encerrada neste domingo, segundo informações da agência RT.

<p>Polícia russa examina buraco de cerca de 8 metros</p>
Polícia russa examina buraco de cerca de 8 metros
Foto: EFE

Autoridades russas acreditavam inicialmente que um buraco de aproximadamente 8 metros formado em um lago congelado teria sido causado pelo meteorito que caiu na região na madrugada de sexta-feira. As buscas, porém, não chegaram à mesma conclusão.

"O buraco deve ter sido formado por outro motivo", declarou Igor Murag, vice-governador da área admnistrativa de Chelyabinsk.

Cerca de mil pessoas ficaram feridas pela queda do meteorito na região dos Montes Urais. Cientistas minimizam as especulações de que o fenômeno ocorrido na Rúsia tenha relação com o 2012 DA14, o asteroide que na sexta-feira passou "de raspão" pela Terra.

Com um diâmetro aproximado de 45 metros - equivalente ao volume de uma piscina olímpica -, o asteroide esteve a cerca de 28 mil km da Terra. Essa é a menor distância já registrada no monitoramento de corpos celestes com esse tamanho.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade