Agência britânica publica mapa inédito de Marte

Dados abertos da Nasa, a agência espacial americana, serviram de base para o primeiro mapeamento de um outro planeta

15 fev 2016 - 17h51

A agência britânica Ordnance Survey (OS) divulgou um mapa inédito de Marte. Esta é a primeira vez que a organização especializada em mapeamentos traçou o território de um outro planeta.

Mapa foi produzido a pedido de cientista que planeja viagem a Marte
Foto: Ordnance Survey / BBC News Brasil

Dados abertos da Nasa, a agência espacial americana, serviram de base para o trabalho, que foi publicado na conta da agência no portal Flickr.

O mapa teve uma única cópia impressa, para um cientista britânico que participa do planejamento do envio de um veículo de exploração a Marte em 2019.

Elevações e escalas

A princípio, cientistas tiverem dificuldade para interpretar dados
Foto: Ordnance Survey / BBC News Brasil

"Foi um pouco difícil a princípio interpretar os dados para decifrar as elevações, escalas e assim por diante", disse o cartógrafo Chris Wesson. "Mas o processo físico de confecção do mapa foi quase idêntico ao de um mapa da Terra ou de qualquer outro já feito pela OS", disse o cartógrafo Chris Wesson.

Foi mapeada uma área de 10 milhões de km2 - ou cerca de 7% da superfície marciana. Wesson diz que consegue imaginar um futuro astronauta usando uma cópia do mapa - talvez em uma versão digital - quando estiver explorando Marte.

'Fascinante'

"Há grandes áreas que pareciam ser planas, mas na verdade são bem montanhosas e desniveladas. Essa foi a parte mais difícil do mapa: mostrar isso, mas sem perder sua proporção em relação a essas gigantescas crateras", afirmou Chris Wesson.

Mapa cobre cerca de 7% da superfície do Planeta Vermelho
Foto: Ordnance Survey / BBC News Brasil

A agência produziu o mapa a pedido de Peter Grindrod, da Universidade de Londres. Ele está ajudando a planejar o pouso do veículo European ExoMars, previsto para o início de 2019.

Ele diz ter sempre admirado os mapas da OS por incluírem muita informação sem se tornarem complexos de mais para ler. "É maravilhoso ver o mesmo estudo aplicado a Marte, especialmente a uma região tão fascinante daquele planeta", afirma Grindrod.

Entenda como pode haver água em estado líquido em Marte:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.