PUBLICIDADE

Agência espacial russa dá por perdida sonda que estudaria Marte

22 nov 2011 - 07h47
(atualizado às 09h08)
Compartilhar

A Roscosmos, a agência espacial russa, deu nesta terça-feira por praticamente perdida a sonda interplanetária Fobos-Grunt, que por causa ainda desconhecida ficou na órbita terrestre ao invés de seguir para Marte. "É preciso ser realista. Se não conseguimos estabelecer comunicação (com a estação) durante tanto tempo, são poucas as possibilidades de levarmos essa missão adiante", declarou o subdiretor da Roscosmos, Vitaly Davydov, citado pela agência Interfax.

Davydov acrescentou que a próxima janela, como os especialistas chamam o período mais propício para o voo, deverá se abrir dentro de dois anos, prazo em que no melhor dos cenários a Fobos-Grunt terá perdido suas funções. "Não recebemos informações da estação. Simplesmente não entendemos o que aconteceu", admitiu Davydov, que ressaltou que a falta de dados não permite aos especialistas estabelecer as causas da conduta anômala da estação, cuja órbita em seu perigeu se eleva diariamente 1 km.

Explicou que pelos cálculos da Roscomos, a Fobos-Grunt poderia entrar nas camadas densas da atmosfera e cair na Terra entre o fim de dezembro e fevereiro de 2012. "É interessante como se comportará (a estação), porque tem combustível a bordo. Se o combustível explodir, será de uma forma, e se não houver explosão, de outra", destacou Davydov. Por esse motivo, detalhou que não é possível dizer de antemão que tipo de fragmentos da Fobos-Grunt alcançará à superfície terrestre.

Segundo o subdiretor da Roscomos, o que chegará até o solo sem dúvida nenhuma é a cápsula da Fobos-Grunt que devia trazer a Terra 200 gramas de amostras do solo da lua marciana. "Mas se calcularmos a probabilidade da cápsula cair na cabeça de alguém, esta com certeza será próxima de zero", disse.

Acrescentou que, de qualquer maneira, a Roscosmos poderá informar as coordenadas da região onde cairão os fragmentos da estação somente com 24h de antecedência. Davydov indicou que se a expedição da Fobos-Grunt fracassar, a Roscosmos estuda continuar as expedições a Marte ou concentrar-se na pesquisa da Lua. "Talvez tenha mais sentido dar passos mais sérios na Lua. E no que se refere a Marte, pode-se apostar por trabalhar conjuntamente com nossos colegas estrangeiros", declarou.

A Fobos-Grunt, lançada no último dia 8 de novembro, deveria completar sua missão dentro de 34 meses, incluindo um voo a Fobos, uma descida na superfície e, finalmente, o retorno à Terra de uma cápsula com mostras do solo do satélite marciano. O projeto, com custo US$ 170 milhões, tinha como objetivo estudar a matéria inicial do sistema solar e ajudar a explicar a origem de Fobos e Deimos, a segunda lua marciana, assim como dos demais satélites naturais no sistema solar.

Imagem de arquivo de 1991 mostra satélite americano que regressou à atmosfera terrestre em 23 de setembro
Imagem de arquivo de 1991 mostra satélite americano que regressou à atmosfera terrestre em 23 de setembro
Foto: Nasa / Divulgação
EFE   
Compartilhar
Publicidade