PUBLICIDADE

Agência espacial pede ideias para missão destinada a salvar o mundo

16 jan 2013 - 16h21
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) está solicitando o envio de ideias de pesquisa para ajudar no desenvolvimento de uma missão cujo objetivo é desviar o trajeto de um asteroide a caminho da Terra. A missão, que está sendo estudada em conjunto com a agência espacial dos Estados Unidos - a Nasa -, procura evitar um eventual desastre. Para tanto, a ESA pede a ajuda do público, que pode contribuir com sugestões sobre como proceder nesse caso.

Conceito de missão com o objetivo de desviar rota de asteroide envolve dois veículos espaciais
Conceito de missão com o objetivo de desviar rota de asteroide envolve dois veículos espaciais
Foto: ESA / Divulgação

O anúncio foi feita baseado em uma situação hipotética: uma pedra espacial com 100 metros de diâmetro se dirige ao nosso planeta e a tentativa de última hora para evitar o desastre - uma missão para desviar o objeto que não foi testada - falha. Essa cena fictícia, frequente em filmes e livros científicos, pode se tornar realidade um dia, alerta a ESA. E o que as agências espaciais podem fazer para garantir que a tal missão destinada a salvar o mundo seja bem-sucedida?

Através de seu site, a Agência Espacial Europeia solicita aos internautas ideias para investigações a serem conduzidas tanto em terra quanto no espaço, voltadas à melhor compreensão dos conceitos físicos envolvidos em colisões em altíssima velocidade entre objetos no espaço - tanto os fabricados pelo homem quanto os naturais.

Execução

A missão foi batizada de Aida, sigla em inglês para missão de Impacto e Desvio de Asteroide. Ela já está sendo aplicada de maneira prática: duas pequenas naves espaciais foram enviadas para interceptar um asteroide binário. A execução envolve a parceria de baixo orçamento com um laboratório americano. Enquanto a missão-teste ocorre, um veículo espacial da ESA vai monitorar o antes e depois da colisão, em busca de respostas para o caso de um asteroide maior ameaçar atingir a Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade