PUBLICIDADE

Agência Espacial Europeia determina ponto de pouso da missão ExoMars em Marte

23 out 2015 - 14h14
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou nesta sexta-feira o ponto de Marte onde pousará, em janeiro de 2019, a nave da missão ExoMars, a aventura científica que o órgão desenvolve em parceira com a Rússia para encontrar indícios da existência de vida na superfície do "Planeta Vermelho".

A região de Meridiani Planum será o "estacionamento" do veículo de exploração, indicou a ESA em nota, na qual lembrou que ele decolará em janeiro de 2016 e chegará à órbita de Marte nove meses depois.

Em 2018, o módulo Schiaparelli será enviado para percorrer parte da superfície marciana. A expectativa é que ele chegue ao destino final em janeiro de 2019.

"O Schiaparelli aterrissará em uma região conhecida como Meridiani Planum. O TGO permanecerá em órbita para estudar a atmosfera de Marte e para transmitir os dados enviados pela missão desde a superfície do planeta", acrescentou a ESA.

O principal objetivo da ExoMars, que poderá extrair mostras de até dois metros de profundidade, é buscar provas da existência de vida em Marte, passada ou atual, em uma região com presença abundante de água em algum momento de sua história.

"Ao estudar o subsolo, a missão tem mais possibilidades de encontrar bioassinaturas em bom estado de conservação", acrescentou a ESA no comunicado.

Os cientistas acreditam que pode ter existido vida na superfície de Marte há mais de 3,6 bilhões de anos, quando as condições do eram muito mais úmidas. Os depósitos de sedimentos ocultos no subsolo ou retirados recentemente oferecem uma janela única a esse importante período da história do "Planeta Vermelho", acrescentou a agência.

O módulo Schiaparelli terá a missão de coletar mostras ao longo de uma travessia de 2 quilômetros, que será realizada durante os 218 dias marcianos que durará a missão (cada um com uma duração de 24 horas e 37 minutos).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade