Estudante de 15 anos é co-autor de estudo sobre evolução de galáxias

5 jan 2013 - 12h28
Exibir comentários

Um estudante do ensino médio de Estrasburgo (leste da França), de apenas 15 anos, é o co-autor de um estudo de astrofísica publicado nesta semana na capa da prestigiada revista científica britânica Nature.

Neil Ibata posa ao lado de computador que exibe sua pesquisa sobre a galáxia de Andromêda em observatório de Estrasburgo
Foto: Reuters

"Principal autor da publicação, Rodrigo Ibata, trouxe seu filho, Neil Ibata, ao Observatório Astronômico de Estrasburgo, onde trabalha, para que fizesse um estágio sobre a linguagem de programação Python, utilizada para este estudo" sobre a evolução das galáxias ao redor de Andrômeda, disse o CNRS em um comunicado.

"Neil foi o primeiro a colocar em evidência a rotação de um disco de galáxias anãs ao redor da galáxia de Andrômeda no âmbito deste projeto", ressalta o CNRS.

Por sua participação na descoberta, Neil Ibata teve o privilégio de ver seu nome junto ao de seu pai e de outros quinze astrônomos e físicos.