PUBLICIDADE

Episódio da série House ajuda a salvar vida de paciente na Alemanha

7 fev 2014 - 10h43
(atualizado às 10h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Série americana ajudou a salvar paciente na Alemanha
Série americana ajudou a salvar paciente na Alemanha
Foto: Reprodução

Médicos alemães descreveram em um artigo como um episódio da série House ajudou a salvar a vida de um paciente com um raro caso de intoxicação por cobalto. Segundo os especialistas, o caso foi muito similar a um apresentado pela série televisiva de ficção. 

"Eu tenho que admitir que House ajudou bastante neste caso", diz Juergen R. Schaefer, do Hospital da Universidade de Marburg. O professor oferece uma disciplina chamada "Dr. House revisitado - ou: poderíamos ter salvado o paciente em Marburg também?". 

Na série, o americano Gregory House, um médico misantropo e viciado em analgésicos, cura casos raros em um hospital de Nova Jérsei. O professor alemão explica que começou a utilizar episódios para chamar a atenção dos estudantes e a medida deu certo, levando de 30 a 40 alunos a participarem da disciplina sobre condições médicas raras.

O caso de Marburg

Os médicos explicam no artigo, publicado na revista especializada The Lancet, que um homem de 55 anos deu entrada no hospital com insuficiência cardíaca grave. Exames indicaram doença arterial coronariana. Além disso, ele apresentava febre de origem desconhecida, estava praticamente surdo e cego e sua tireoide se encontrava pouco ativa.

Os médicos notaram a similaridade do caso com um episódio de House apresentado na disciplina de Schaefer. "Ao procurar pela causa que combinaria estes sintomas - e lembrando um episódio da série de TV House que utilizamos para ensinar estudantes de medicina (sétima temporada, episódio 11) -, nós suspeitamos de intoxicação por cobalto como a razão mais provável", dizem os médicos à The Lancet.

O problema, afirmam os médicos, começou quando o paciente teve que retirar um quadril artificial feito de cerâmica - que quebrou - por um de plástico e metal, em 2010. O metal foi desgastado por partículas de cerâmica que restaram no corpo e acabou por chegar à corrente sanguínea, intoxicando aos poucos o homem, até que ele chegou a Schaefer em maio de 2012.

A solução foi trocar o quadril artificial - novamente por uma versão feita de cerâmica. Ele melhorou e sua condição cardíaca se recuperou com o tempo.

Dr. House alemão

Schaefer explica que já usa há cinco anos os episódios da série de TV em classe. Os jornais acabaram por notar a prática e o chamaram de "House alemão". A divulgação levou diversos pacientes, que passaram anos sem um diagnóstico preciso, à clínica do especialista.

"Ele é um personagem problemático, mas, baseado em suas habilidades médicas, eu aceito como um elogio", diz. "É uma grande série de TV, na qual eles usam histórias reais de casos relatados no New England Journal of Medicine na The Lancet (duas publicações especializadas). Então, é apenas questão de tempo até você se deparar com um paciente com os mesmos problemas."

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade