PUBLICIDADE

Enterro de ossada de Ricardo III vira batalha judicial na Inglaterra

Governo autorizou enterro em Leicester, onde foi encontrada a ossada do monarca, mas descendentes querem que destino seja a cidade de York

16 ago 2013 - 10h19
(atualizado às 10h21)
Compartilhar
Exibir comentários
A ossada do monarca foi encontrada em um depósito na cidade de Leicester
A ossada do monarca foi encontrada em um depósito na cidade de Leicester
Foto: AP

Ele foi deposto, insultado, enterrado e desenterrado, e agora uma nova batalha envolvendo o rei Ricardo III se aproxima na Inglaterra, desta vez nos tribunais. Um juiz da Alta Corte britânica concedeu, nesta sexta-feira, permissão a um grupo de descendentes do monarca para contestar o plano de enterrá-lo na cidade de Leicester, onde foram encontrados os restos mortais no ano passado.

O governo britânico deu permissão para enterrar Ricardo III na catedral de Leicester, mas os descendentes querem que os restos mortais sejam depositados em York. Eles alegam que esse era o desejo do rei, que teve laços estreitos durante sua vida com a cidade ao norte da Inglaterra.

O juiz Charles Haddon-Caverna disse que a Aliança Plantagenet, liderada por 15 dos descendentes de Ricardo, pode tomar medidas contra a decisão do governo e da Universidade de Leicester, responsável pela descoberta da ossada, de realizar o enterro no local. No entanto, o magistrado afirmou que espera que ocorra um acordo entre as duas partes fora dos tribunais.

A descoberta do esqueleto do rei Ricardo III em um estacionamento de Leicester foi uma das maiores conquistas arqueológicas dos últimos anos. O monarca, que governou a Inglaterra entre 1483 e 1485, foi imortalizado nas obras de Shakespeare. Logo após a morte de seu irmão, Ricardo foi nomeado como tutor de seu sobrinho, Eduardo V. Mas, em vez disso, assumiu o poder. Ele ficou apenas dois anos no trono, e foi morto aos 32 anos, após ser desafiado pelas forças de Henrique Tudor, o futuro rei Henrique VII.

Segundo especialistas, Ricardo III teria sido enterrado às pressas em uma igreja no centro de Leicester que foi demolida no século 16. A localização da cova teria sido esquecida nos séculos seguintes até que um grupo de historiadores e cientistas conseguiu rastreá-la.

Fonte: Informações da AP
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade