PUBLICIDADE

Em episódio de 1998, Homer previu "Partícula de Deus"

The Simpsons foi escrito por vários matemáticos, o que explica a referência frequente a cálculos e teorias da Matemática

2 mar 2015 - 15h24
Compartilhar
Exibir comentários
Homer torna-se um inventor e aparece resolvendo equações complicadas em um quadro-negro em episódio
Homer torna-se um inventor e aparece resolvendo equações complicadas em um quadro-negro em episódio
Foto: The Independent / Reprodução

Homer Simpson pode não ser a personagem mais esperta que conhecemos, mas em um dos capítulos da animação americana, ele quase “previu” a massa da partícula elementar Bóson de Higgs, errando por muito pouco, décadas antes de ela ser realmente descoberta. As informações são do The Independent.

No episódio “The Wizard of Evergreen Terrace”, de 1998, Homer torna-se um inventor e aparece resolvendo equações complicadas em um quadro-negro.

“A equação prevê a massa de Bóson de Higgs. Se você fizesse as contas, você teria a massa da partícula elementar bosônica, praticamente, com apenas alguns nano-massa a mais do que realmente é. É maravilhoso que Homer tenha feito essa descoberta 14 anos antes”, disse Simon Singh, autor do livro “The Simpsons and their Mathematical Secrets” (Os Simpsons e seus segredos matemáticos, em tradução livre).

<p>Também chamada de "Partícula de Deus", o Bóson de Higgs foi propostopara explicar a origem das massas das partículas pelo físico Peter Higgs. Ele sugeriu que todas as partículas não possuíam massa logo após o Big Bang</p>
Também chamada de "Partícula de Deus", o Bóson de Higgs foi propostopara explicar a origem das massas das partículas pelo físico Peter Higgs. Ele sugeriu que todas as partículas não possuíam massa logo após o Big Bang
Foto: Wikipédia

Singh acrescenta que The Simpsons foi escrito por vários matemáticos, o que explica a referência frequente a cálculos e teorias da Matemática. “Os Simpsons pode incentivar e nutrir em matemática”, finalizou.

O Bóson de Higgs foi proposto há mais de 40 anos para explicar a origem das massas das partículas pelo físico Peter Higgs, que afirmou que todas as partículas não possuíam massa logo depois do Big Bang.

Segundo a teoria, conforme o cosmos esfriou, um campo de força invisível, o “campo de Higgs”, se formou com seus respectivos bósons (um tipo de partícula subatômica). O campo permanece no cosmos e qualquer partícula que interaja com ele recebe uma massa através dos bósons. Quanto mais interagem, mais pesadas se tornam. Ela ficou conhecida por Partícula de Deus após a publicação do livro “A Partícula de Deus: Se o Universo é a resposta, qual é a pergunta?”, escrito em 1993, pelo físico Leon Lederman, ganhador do Prêmio Nobel. 

Cientistas preparam 'novo mergulho' no Universo:

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade