Ciência

publicidade
20 de dezembro de 2011 • 16h05 • atualizado em 21 de Dezembro de 2011 às 09h03

Em caso raro, bebê nasce com duas cabeças em hospital do PA

 
Lucy Silva
Direto de Belém

Um bebê com duas cabeças idênticas nasceu no Hospital Municipal de Anajás, no Pará, na segunda-feira e foi transferido de avião para a Santa Casa de Belém no começo da tarde de hoje para acompanhamento médico. De acordo com o hospital de Anajás, o menino estava consciente e não precisou ser encaminhado a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) após o parto.

Segundo informou a direção do hospital, a criança nasceu por volta da 1h da manhã de ontem. A mãe, uma jovem de 23 anos, sentiu fortes dores e procurou a unidade de saúde. "Identificamos por meio de um ultrassom que o bebê tinha duas cabeças e imediatamente acionamos a equipe médica e o bloco cirúrgico para fazer a cesariana", contou o diretor da unidade, Claudionor Vasconcelos.

A cirurgia durou cerca de uma hora porque, segundo os médicos, o bebê estava sentado em uma posição difícil. "Mesmo com todos os problemas estruturais de um hospital de interior, os médicos conseguiram o objetivo, que foi de salvar tanto a mãe como o bebê", comemorou Vasconcelos.

O menino nasceu com 4,5 kg, sem nenhuma complicação. A criança ficou no quarto com a mãe na ala de pediatria, até a transferência para a capital. A mãe também não teve nenhuma complicação.

A transferência para o hospital da capital foi feita de táxi aéreo por uma equipe do Samu. Na chegada em Belém, um aparato de UTI já aguardava mãe e filho para fazer a transferência para a Santa Casa de Misericórdia.

O caso é considerado inédito na região. "Não temos nenhuma notícia de um caso assim aqui no município e acredito que também no Estado", ressaltou o médico.

A Santa Casa de Misericórdia informou, por meio de sua assessoria, que uma equipe de médicos fazia a avaliação da criança por volta das 15h50 e que somente irá se pronunciar sobre como será feito o acompanhamento do caso no final da tarde.

Terra Terra