PUBLICIDADE

Em audiência geral, papa apela à responsabilidade humana com o planeta

17 jun 2015 - 09h59
Compartilhar
Exibir comentários

Um dia antes de lançar sua encíclica sobre meio ambiente, o papa Francisco pediu nesta quarta-feira mais responsabilidade para proteger o planeta.

"Amanhã, como sabeis, será publicada a encíclica sobre o cuidado da 'casa comum' que é a criação. Esta nossa casa está ficando em ruínas e isso prejudica a todos, especialmente os mais pobres", disse ele em sua habitual audiência geral.

O pontífice destacou que o texto é um apelo à responsabilidade com base na missão divina do ser humano: 'cultivar e guardar' o 'jardim'.

"Convido todos a acolher com espírito aberto este documento, que surge na linha da Doutrina Social da Igreja", afirmou.

O título da primeira encíclica de Francisco será "Laudato si" (Louvado seja), que remete ao Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, escrito em 1225.

A encíclica é a carta mais importante escrita por um papa. Apesar de esta ser a sua primeira, Francisco participou da finalização da 'Lumen Fidei' (A luz da Fé), que teve boa parte redigida por Bento XVI.

O atual texto será o segundo documento do pontificado. Antes dele, o Francisco publicou a exortação apostólica 'Evangelii Gaudium' (A alegria do Evangelho), no Sínodo sobre a Família.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade