PUBLICIDADE

EI dinamita parte do templo de Bel em Palmira

31 ago 2015 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) destruiu parte do templo de Bel na cidade arqueológica de Palmira, no leste da província síria de Homs, informou nesta segunda-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os membros do EI dinamitaram diferentes partes do maior edifício de Palmira, dedicado à deidade suprema Babilônia e cujo teto, já desaparecido, era originalmente recoberto de ouro.

Ainda não há confirmação oficial desta informação por parte do governo sírio, embora vários ativistas tenham assegurado ao Observatório terem sido testemunha da destruição de parte dessa instalação arqueológica.

Este é o segundo templo de Palmira que os extremistas destroem este mês de agosto, após assumirem o controle total da cidade arqueológica em maio passado.

O EI já destruiu o histórico templo de Baal em Palmira no dia 23 de agosto, após ter colocado grande quantidade de explosivos no monumento de 2.000 anos de antiguidade, situado a dezenas de metros do teatro romano.

Palmira, cujas ruínas greco-romanas estão incluídas na lista do Patrimônio da Humanidade da Unesco, é considerada uma relíquia única do século I a.C. e uma peça-mestre da arquitetura e do urbanismo romano pelas colunas de sua famosa rua principal e por seus templos, entre eles o de Baal.

Esta cidade foi nos séculos I e II d.C. um dos centros culturais mais importantes do mundo antigo e ponto de encontro das caravanas na Rota da Seda, que atravessavam o árido deserto do centro da Síria.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade