PUBLICIDADE

E no próximo programa...

24 abr 2013 - 03h58
(atualizado às 07h41)
Compartilhar

Robôs que fazem atividades sozinhos, pirataria na indústria e um computador de bordo no carro que alerta o motorista sobre o perigo de uma colisão.

Conheça no próximo Futurando minirobôs que conseguem atingir objetivos sem controle humano. Pesquisadores deram aos robôs uma tarefa: entrar num labirinto e achar um pedaço de queijo. Será que eles conseguem? O resultado da pesquisa está no próximo programa!

Robôs, computadores e muitas tecnologias que usamos atualmente utilizam chips. E as informações contidas neles podem muitas vezes ser roubadas. O Instituto Fraunhofer desenvolveu um método para proteger empresas da pirataria industrial.

Computadores são hoje indispensáveis, em casa, no trabalho e recentemente também nos carros. O Futurando 33 vai mostrar um computador de bordo que avisa quando o carro está prestes a colidir. Uma invenção que pode salvar vidas.

Clima

Fique por dentro da batalha entre ambientalistas e lobistas da indústria poluente nos Estados Unidos. O país é o maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, e os lobistas tentam amenizar normas ambientais para que as empresas lucrem mais.

A poluição do ar na China também será tema da próxima edição. Em Pequim, milhões de pessoas usam carvão para aquecer as casas no inverno. Mas o gás liberado pela queima desse combustível fóssil polui ainda mais a cidade. O consumo de carvão na China é equivalente a todos os outros países juntos.

A falta de água também tem sido um problema para vários países. Na Jordânia, a escassez de água afeta a agricultura e também o turismo. Para dirimir o problema, agricultores, hotéis e até mesquitas utilizam sistemas de reciclagem de água.

No Brasil, a água também é escassa em algumas áreas, principalmente na região semiárida do país. O Futurando conversou com Francisco Campello, diretor de combate à desertificação do Ministério do Meio Ambiente, para saber o que está sendo feito para combater os efeitos da seca.

Nas Savanas do Quênia, a população local ajuda na proteção dos animais selvagens. A tribo Massai está empenhada neste trabalho e tenta garantir um convívio harmônico entre homens e animais.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade