PUBLICIDADE

E na próxima edição...

14 ago 2013 - 11h49
(atualizado às 12h09)
Compartilhar

O próximo "Futurando" começa inspirado pelo prêmio Nobel. Veja alguns ganhadores e suas pesquisas. Conheça também jovens pesquisadores e suas invenções.

O prêmio Nobel é anunciado todos os anos em outubro e reconhece pesquisadores de destaque na Física, Química, Medicina, Literatura e ações em favor da paz. O Futurando foi conhecer os bastidores desse prêmio. Você vai saber como funciona e onde acontece a escolha dos ganhadores.

Em 1986, Gerd Binning ganhou o prêmio Nobel de Química. Ele foi o primeiro a ver um átomo. Isso porque Binning desenvolveu um microscópio de tunelamento, muito usado até hoje. O programa traz uma matéria inteira só sobre o famoso químico.

Encontrar um ganhador do prêmio Nobel e poder conversar com ele e saber suas opiniões é um sonho para qualquer jovem pesquisador. Em Lindau, na Alemanha, um encontro permitiu que jovens encontrassem as estrelas da Química. O Futurando acompanhou o encontro.

Educação e sustentabilidade

O programa mostra também uma competição para jovens inventores. Eles ainda estão na escola, mas já criaram aplicativos e engenhocas que poderiam entrar no mercado.

E ainda, a internet como sala de aula. Novos conceitos de educação à distância estão se espalhando pelo mundo e fazendo com que seja cada vez mais fácil obter um diploma. O programa mostra novas empresas que estão investindo nesse mercado.

Veja também uma escola na qual a sustentabilidade é o tema principal. O Futurando foi conhecer o método de ensino e as instalações deste colégio na ilha indonésia de Bali, no meio de uma floresta.

No Nepal, um orfanato luta para cortar gastos e oferecer mais conforto às crianças. Mesmo assim, sem esquecer o meio ambiente. O orfanato utiliza folhas de cadernos velhos para fazer briquetes, aproveita a luz solar e até o esterco dos animais para produzir energia. Conheça essa história no Futurando.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade