PUBLICIDADE

Durante a COP-15, editorial em 56 jornais do mundo faz apelo

8 dez 2009 - 09h17
(atualizado às 12h12)
Compartilhar

Jornais, sites e blogs no mundo se uniram nesta terça-feira para divulgar um editorial no qual pedem aos países ricos que se comprometam a fazer "cortes profundos para reduzir as emissões em uma década". O artigo, que ganhou destaque em 56 jornais de 35 países, foi noticiado em meio à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, inaugurada nesta segunda-feira em Copenhague.

Conferência do Clima é realizada no Bella Center, na capital dinamarquesa
Conferência do Clima é realizada no Bella Center, na capital dinamarquesa
Foto: AP

O texto foi impresso em alguns dos principais periódicos do mundo, como o Le Monde, da França, o El País, da Espanha, o Novaya Gazeta, da Rússia, o Toronto Star, do Canadá, os chineses Economic Observer e Southern Metropolitan

, e o indiano

The Hindu

.

O The Guardian informou que nenhum jornal da Austrália publicou o editorial, lembrando que recentemente o país votou contra um projeto de comércio de carbono no Senado e o líder de um partido de oposição foi derrubado por um cético das mudanças climáticas. Em comunicado, o Melbourne's The Age afirmou que "aplaude a iniciativa global do Guardian, mas decidiu que era importante colocar seus próprios pontos de vista para ser justo às chances de debate na Austrália".

Leitores dos jornais comentaram o artigo em blogs e sites pessoais e a iniciativa também foi registrada por entidades ambientalistas nos principais países. O The Guardian disse "ter esperança que o editorial influencie nos resultados de Copenhague, além de estimular os políticos e negociadores na cúpula a deixarem suas rivalidades e inflexibilidades de lado para chegarem a um acordo justo ao meio ambiente".

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade