PUBLICIDADE

Drone é capaz de plantar até 1 bilhão de árvores por ano

Máquina pode ajudar no reflorestamento com maior velocidade e precisão que técnicas atuais

10 abr 2015 - 15h52
(atualizado às 15h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma startup britânica resolveu apostar na tecnologia dos drones para plantar um bilhão de árvores por ano, uma solução que estaria à altura da devastação "industrial" das florestas, pois pode frear o desmatamento e recuperar tudo o que foi destruído - um dos grandes desafios dos nossos tempos.

<p>Drone de reflorestamento da BioCarbon Engine</p>
Drone de reflorestamento da BioCarbon Engine
Foto: Eco Desenvolvimento / BioCarbon Engine

De acordo com a BioCarbon Engine, o uso de drones seria mais eficiente e preciso que os métodos tradicionais adotados no mercado, como o plantio manual de árvores ("lento e caro") e a distribuição de sementes secas por via aérea ("de baixas taxas de fixação").

"Nossa solução equilibra esses dois métodos. Em primeiro lugar, por meio do plantio de sementes germinadas, utilizando técnicas de agricultura de precisão. Em segundo lugar, por ser escalável e automatizada, a nossa tecnologia reduz significativamente os requisitos de mão de obra e custos", destaca a empresa em seu site.

Como funciona

Em um primeiro momento, com ajuda de um drone, a BioCarbon reúne dados detalhados do terreno, a fim de produzir mapas 3D de alta qualidade sobre as terras agrícolas, plantações e áreas a serem restauradas.

Ao utilizarem os dados de mapeamento, os drones realizam as atividades de plantio de precisão. A esperança vem do alto na forma de pequenas cápsulas que se rompem ao atingir o solo, liberando, assim, as sementes germinadas.

Monitoramento

Outra importante parte do projeto é o monitoramento do plantio. Esta informação ajudará a fornecer avaliações da saúde do ecossistema ao longo do tempo.

O projeto de reflorestamento em escala industrial a partir de drones ainda não está completamente pronto para uso comercial, mas o seu protótipo, que ganhou R $ 20 mil em fundos do Centro de Empreendedorismo Skoll em 2014, deve entrar em pleno funcionamento até o final do ano.

Maior caverna do mundo tem selva e rio próprios:
Fonte: Eco Desenvolvimento Eco Desenvolvimento
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade