1 evento ao vivo

Documento do FBI relata descoberta de 'discos voadores' em 1950

Relatório se tornou o mais popular no site da polícia federal dos EUA

29 mar 2013
17h59
atualizado às 18h51
  • separator
  • comentários

Um memorando do FBI - a polícia federal dos EUA - descrevendo um vago e não confirmado relatório sobre "discos voadores" encontrados no Estado americano do Novo México em 1950 tornou-se o arquivo mais popular no site da instituição. O documento, datado de 22 de março daquele ano, foi enviado ao então diretor J. Edgar Hoover pelo chefe do escritório do FBI em Washington, Guy Hottel.

Documento de 1950 divulgado pelo FBI apresenta relato sobre encontro com objetos voadores não identificados
Documento de 1950 divulgado pelo FBI apresenta relato sobre encontro com objetos voadores não identificados
Foto: AP

De ET pacifista a casos sem solução; veja relatos de óvnis

Segundo o FBI, o memorando foi divulgado ao público pela primeira vez no final da década de 1970, e mais recentemente ficou disponível em uma sala eletrônica de leitura lançada pela agência em 2011. O documento foi visto quase um milhão de vezes - o mais lido entre os cerca de 6,7 mil documentos públicos do FBI.

Escrito vagamente, o relatório descreve uma história contada por uma pessoa cujo nome não é mencionado. A fonte afirma que um investigador da Força Aérea americana declarou ter recuperado três discos voadores no Novo México, mas não explica exatamente onde. Cada uma das naves estaria ocupada por três pequenos corpos humanoides com menos de um metro de altura cada, vestidos com pano metálico de uma textura muito fina.

O informante garantiu ainda que "cada corpo estava enfaixado de maneira semelhante às roupas utilizadas por pilotos de teste". Os objetos voadores não identificados (OVNIs) teriam caído porque um poderoso radar do governo na área interferiu em seus controles.

O FBI arquivou o documento naquele mesmo ano e não levou as investigações adiante. O nome do informante para quem são creditadas algumas informações foi escondido no memorando publicado online. O caso não parece estar relacionado ao relato de Roswell em 1947, quando membros da Força Aérea dos Estados Unidos afirmaram ter recuperado um OVNI - antes de se retratarem e dizer que era apenas um balão de pesquisa.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade