DNA de macaco Bonobo é 98,7% igual ao humano, aponta estudo

bonobo

O mesmo percentual é compartilhado entre humanos e chimpanzés/Foto: Lance McCord

Cientistas constataram que o DNA do macaco Bonobo é igual ao dos humanos em 98,7%. Este é o resultado da pesquisa publicada na quarta-feira, 13 de junho, na revista Nature. A espécie encerra o sequenciamento do grupo de símios. O Chimpanzé foi analisado em 2005, seguido do Orangotango (2011) e do Gorila (2012).

De acordo com os pesquisadores, o estudo pode auxiliar no avanço da evolução da humanidade, pois a descoberta concluiu que Bonobos e homens têm o mesmo mapa genético compartilhado entre os Chimpanzés e humanos. Já entre esses macacos, a semelhança no DNA é de 99,6%. Os estudiosos explicam que, é como se as espécies fossem irmãs, e os humanos primos delas com a mesma relação com os dois, apresentando traços apenas dos Bonobos e outras características só dos Chimpanzés.

"Os seres humanos são um pouco como um mosaico dos genomas de Bonobos e Chimpanzés", afirmou o principal autor do artigo, Kay Prufer, geneticista do Instituto Max Planck, na Alemanha.

Os Bonobos são pacíficos, já os Chimpanzés são violentos. "Os bonobos e os chimpanzés têm comportamentos distintos que podem ser vistos em humanos, com bonobos mostrando o que poderia ser pensado como nossos anjinhos", explicou o pesquisador Brian Hare, da Universidade Duke.

Ancestrais

Os humanos compartilharam um único ancestral comum com os Bonobos e Chimpanzés há cerca de seis milhões de anos, segundo Prufer. Já as duas espécies de macacos partilharam o mesmo ancestral até há um milhão de anos. Com o surgimento do rio Congo, a linhagem foi separada e os Bonobos se desenvolveram em um lado do rio e os Chimpanzés do outro, o que diferenciou as espécies.

"As cabeças dos Bonobos são ligeiramente menores, e os seus dentes estão dispostos de forma diferente. No comportamento, os bonobos são muito mais tolerantes, mais sociais. Eles são excessivamente sexuais: em vez de liberar a tensão pela luta, eles se aninham repetidamente", comentou Hare. "Bonobos são governados por mulheres alfa, e os Chimpanzés, por machos", completou.

Com informações de agências internacionais.

Fonte: EcoDesenvolvimento