PUBLICIDADE

Dezessete condores sofrem intoxicação Chile e Argentina

12 ago 2013 - 14h58
(atualizado às 16h31)
Compartilhar

Pelo menos 17 condores foram encontrados intoxicados na tarde de domingo nos arredores da estrada internacional que liga o Chile à Argentina, informaram as autoridades esta segunda-feira.

Os animais foram encontrados por pessoas que circulavam pela região de Planta Los Quilos, na cidade de Los Andes, 80 km a noroeste de Santigo, que alertaram a polícia de que as aves voavam a baixa altitude e aparentemente agonizantes. Uma delas morreu.

"Esta é uma intoxicação pela ingestão de um animal doente ou por terem comido algum organismo com elemento químico", explicou a jornalistas o diretor regional do Serviço Agrícola e Pecuarista (SAG) do Chile, Pablo Vergara.

As aves estão sendo tratadas em uma clínica veterinária da cidade de Los Andes, enquanto amostras de seu dejetos são analisadas para determinar com exatidão qual foi a causa da intoxicação, disseram as autoridades.

Vergara não descarta que haja outras aves infectadas.

Os condores, símbolos nacionais de Colômbia, Equador, Bolívia e Chile, chegam a ter três metros de envergadura. Eles voam a grandes altitudes pela Cordilheira dos Andes e são consideradas aves carniceiras.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade