PUBLICIDADE

Deutsche Welle anuncia vencedores do prêmio The Bobs

Além das 17 categorias do concurso, neste ano, a Deutsche Welle concedeu pela primeira vez o Prêmio Freedom of Speech

3 mai 2015 - 08h41
(atualizado às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Na 11ª edição do prêmio de ativismo online os grandes vencedores foram projetos da Síria, do México e de Bangladesh. Internautas de todo o mundo escolheram os melhores nas 14 categorias por idioma. O júri internacional do The Bobs esteve reunido neste fim de semana em Berlim para escolher os vencedores da 11ª edição do prêmio de ativismo online da Deutsche Welle.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Após muito debate, os jurados premiaram projetos da Síria, do México e de Bangladesh
Após muito debate, os jurados premiaram projetos da Síria, do México e de Bangladesh
Foto: Deutsche Welle

Paralelamente à decisão do júri, os usuários escolheram os vencedores nas categorias por idioma. Neste ano, os blogs receberam cerca de 30 mil votos. O ganhador do prêmio de Favorito do Público em Português é o Coletivo Papo Reto. Trata-se de um coletivo de comunicação independente formado por jovens moradores das comunidades cariocas Complexo do Alemão e Complexo da Penha.

O vencedor da categoria Mudança Social foi o site bengalês Bonya's Blog. Após a trágica morte de seu marido Avijit Roy, a blogueira Rafida Bonya Ahmed prometeu continuar a falar sobre secularismo e ciência.

No quesito privacidade e segurança, o premiado foi o espaço hacker e website mexicano Rancho Eletrónico. Ele possibilita a um público regional o acesso a conversas de alto nível em torno da segurança na web e sobre a internet aberta e livre. Além disso, os blogueiros organizam workshops e eventos, que possibilitam o contato direto com usuários e a construção de uma comunidade.

Neste ano, o prêmio da categoria Artes & Mídia foi para o projeto online Zaytou, the little refugee ou Zaytou, o pequeno refugiado. Trata-se de um jogo onde o usuário assume o papel de um menino palestino que procura um novo abrigo depois que o campo de refugiados de Yarmouk, ao sul de Damasco, foi destruído pelo regime sírio.

Prêmio Freedom of Speech da Deutsche Welle

Além das 17 categorias do concurso, neste ano, a Deutsche Welle concedeu pela primeira vez o Prêmio Freedom of Speech (Liberdade de Expressão). O prêmio vai para uma pessoa ou iniciativa que luta de forma excepcional no mundo digital pelo direito humano à liberdade de expressão.

O vencedor dessa categoria foi anunciado no final de fevereiro. O blogueiro saudita Raif Badawi foi o agraciado com esse prêmio da Deutsche Welle. Em maio de 2014, o ativista de 31 anos foi condenado pela justiça saudita a mil chibatadas, dez anos de prisão e a uma multa de cerca de 200 mil euros.

O blogueiro luta há anos pela liberdade de expressão em seu país. Em seu site Liberais sauditas livres, ele aponta abusos políticos e sociais na Arábia Saudita. Ele foi preso pela primeira vez há sete anos sob o pretexto de iniciar uma "página eletrônica" que insulta o islã.

Premiação no Global Media Forum

O ganhador do Prêmio Liberdade de Expressão e os vencedores dos Prêmios do Júri nas três categorias internacionais serão agraciados no dia 23 de junho de 2015 durante o Global Media Forum em Bonn. Mais informações sobre os vencedores e sobre o concurso podem ser encontradas no site da premiação.

Entre selfies, Camila Coelho fala do sucesso de sua "marca":

.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade