PUBLICIDADE

Europa

Detectado vazamento em reator nuclear de laboratório belga

14 ago 2013 - 19h16
(atualizado às 19h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Um vazamento foi detectado na noite de terça-feira no Reator 2 de testes do Centro de Estudo de Energia Nuclear em Mol (nordeste da Bélgica), mas as primeiras análises indicam que não foi radioativo, informou nesta quarta-feira a agência belga de controle nuclear.

"As primeiras análises feitas pelo Centro indicaram que a água que vazou não era radioativa, mas nós vamos fazer testes suplementares durante o dia", afirmou à AFP Céline Faidherbe, porta-voz da agência.

"Trata-se de um incidente sem necessidade de plano de urgência, pois a situação se estabilizou", acrescentou. O reator foi suspenso aguardando uma investigação sobre as origens do incidente.

O anúncio do vazamento foi feito mais cedo pelas autoridades locais de Mol, que tinham indicado que ele tinha sido tapado na manhã de terça-feira.

Segundo um comunicado municipal, o vazamento foi declarado na noite de terça-feira pelo pessoal do Centro, CEN, no circuito secundário do reator BR2, posto em serviço em 1963 e utilizado sobretudo para fins de pesquisa.

Ele foi detectado nas canalizações de água de resfriamento, que escorreu na estrada privada do centro de estudo, que a polícia fechou preventivamente. O treino de um clube de hóquei situado nas proximidades também foi cancelado.

Ressaltando que a água de resfriamento que vazou não era radioativa, o Centro destacou que não há "risco algum para os ribeirinhos e para o meio ambiente". As causas do vazamento não foi determinada.

Com capacidade de 125 MW, o BR2 é utilizado por cientistas internacionais pra testar materiais nucleares e na produção de rádio-isótopos para a medicina nuclear. O reator funciona movido a urânio altamente enriquecido com água sob pressão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade