PUBLICIDADE

COP-15 decepcionou apesar de elogios ao Brasil, diz Minc

21 dez 2009 - 14h39
(atualizado às 17h16)
Compartilhar

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta segunda-feira que a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) foi "uma decepção completa", mas destacou que a participação do Brasil no encontro foi bastante elogiada. Ele garantiu que o país vai continuar empenhado em cobrar posturas mais fortes das nações ricas, além de lançar medidas de curto prazo para minimizar os efeitos do aquecimento global.

Climate Go Green INFO 5
Climate Go Green INFO 5
Foto: Reuters

"Não é porque o egoísmo e a insensatez prevaleceram lá que não vamos avançar no nosso dever de casa. Vamos continuar trabalhando", disse ao participar na manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, da cerimônia de encerramento do segundo semestre do Programa Nas Ondas do Ambiente, desenvolvido pelo governo fluminense, que une comunicação e educação ambiental.

De acordo com Minc, entre as medidas que o governo brasileiro vai adotar está o lançamento do Fundo Cerrado. Sem dar mais detalhes, o ministro disse que ele deverá seguir os moldes do Fundo Amazônia, criado no ano passado, para reduzir o desmatamento na região. O fundo já existente prevê a contribuição de doadores internacionais e é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Minc também garantiu que o Brasil vai continuar buscando articulaçõescom outros países, entre eles nações vizinhas da América Latina, para incrementar os esforços de preservação da Amazônia, e da África, ondeserá intensificada a implementação de programas de combate à desertificação.

A COP-15, que reuniu 192 países, terminou na última sexta-feira emCopenhague, Dinamarca, sem um novo acordo climático, que ficou para 2010. Apenas um acordo parcial foi fechado entre Estados Unidos, China, Índia, Brasil e África do Sul com apoio de outros países, mas ainda depende de aprovação formal. A próxima reunião sobre mudanças climáticas será no ano quem, no México.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade