PUBLICIDADE

ONU decide tentar pacto mundial pelo clima até fim de 2010

19 dez 2009 - 12h25
(atualizado às 13h05)
Compartilhar

Uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) em Copenhague para tratar da questão do clima firmou neste sábado o compromisso de tentar um novo pacto mundial até o fim de 2010.

Climate Temperatures INFO 6
Climate Temperatures INFO 6
Foto: Reuters

"Recebi uma nota que entendo ser o texto pactuado pelo grupo encarregado, que analisou... o resultado do trabalho do grupo formado com essa finalidade sobre ação cooperativa com base na convenção (sobre mudanças climáticas)", disse o presidente das negociações da ONU.

Esse comunicado é uma indicação sobre o trabalho dos negociadores de chegar a um acordo sobre um novo pacto climático que suceda ao Protocolo de Kyoto, envolvendo mais países e comprometendo nações industrializadas com reduções maiores de emissões de carbono. Haverá um novo encontro de nações com base na convenção sobre mudanças climáticas no México, em novembro de 2010.

A cúpula da ONU sobre mudança climática (COP-15), realizada em na cidade dinamarquesa, chegou neste sábado, a um acordo mínimo, apesar da oposição de vários países e após um intenso debate que se prolongou durante toda a noite. A Presidência da conferência anunciou que havia "tomado nota do acordo de Copenhague de 18 de dezembro de 2009", que incluirá uma lista dos países contrários ao texto.

A ONU recorreu a esta fórmula para tornar operacional o acordo, que foi duramente criticado como ilegítimo por países como Venezuela, Nicarágua, Cuba, Bolívia e Sudão. Para que pudesse se transformar em um acordo das Nações Unidas, o texto deveria ser adotado por unanimidade pelos 192 países presentes na conferência.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade