PUBLICIDADE

COP-15: Parlamento Europeu culpa China, EUA e UE por fracasso

19 dez 2009 - 11h40
(atualizado às 11h44)
Compartilhar

O grupo dos Verdes do Parlamento Europeu qualificou hoje o acordo na cúpula da ONU sobre mudança climática (COP15), em Copenhague, de "fracasso lamentável", e responsabilizou a China e os EUA, assim como a União Europeia (UE), por não haver aumentado seus objetivos de redução de emissões.

"A declaração política de Copenhague é totalmente insatisfatória", disse o grupo, sobre o acordo alcançado ontem à noite, que não é de caráter vinculativo, está muito longe das expectativas geradas em torno da maior reunião sobre mudança climática da história e não fixa objetivos de redução de gases do efeito estufa.

Para os Verdes, "um dos principais obstáculos" para conseguir um resultado mais ambicioso "foi a incapacidade da China e dos EUA de se entender sobre a maneira de vigiar os países emergentes".

"Mas a UE também tem sua parte de responsabilidade, ao renunciar a aumentar seus compromissos de redução de emissões até 30% até 2020", afirmou o grupo político, em comunicado.

Caso tivesse dado este passo, a UE "poderia ter assumido um papel de liderança nos últimos dias da cúpula", acrescentou.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade