PUBLICIDADE

Acordo entre emergentes e EUA será levado ao plenário da COP-15

18 dez 2009 - 20h46
(atualizado às 20h50)
Compartilhar
Lúcia Müzell
Direto de Copenhague

Um acordo estabelecido entre os países emergentes - Brasil, África do Sul, Índia e China - e os Estados Unidos vai ser levado para apreciação no plenário da Conferência do Clima da UNU. O grupo teria chegado à uma conclusão sobre a verificação das ações de redução das emissões de CO2 "não intrusiva", conforme o embaixador brasileiro para Clima Sérgio Serra.

O presidente americano, Barack Obama, confirmou - em coletiva de imprensa para jornalistas americanos ao final das múltiplas reuniões que manteve durante o dia - que espera que cada nação se comprometa em aceitar "consultas internacionais e análises", as mesmas palavras utilizadas pelo embaixador brasileiro.

O acordo poderia ser incorporado ao rascunho que os negociadores estão preparando, apesar de boa parte de os chefes de Estado e de governo já terem partido, como o presidente Lula. Os negociadores têm poder de decisão sobre as questões, uma vez que as bases do acordo já foram acertadas entre os líderes.

De acordo com Obama, cada país vai estabelecer as suas posições em um apêndice do documento final, que deverá ser uma declaração política de compromisso dos países reunidos.

Climate Permafrost Artic INFO 4
Climate Permafrost Artic INFO 4
Foto: Reuters
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade