PUBLICIDADE

Piadinhas marcam discurso de Schwarzenegger na COP-15

15 dez 2009 - 14h46
(atualizado às 15h03)
Compartilhar
Lúcia Müzell
Direto de Copenhague

Apesar das iniciativas do governador de São Paulo, José Serra, terem sido saudadas pelo secretário-executivo da COP-15, Yvo de Boer, durante um evento reunindo o tucano e o governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger, as atenções estavam todas voltadas para o ex-ator.

Schwarzenegger no palco da Conferência do Clima, em Copenhague
Schwarzenegger no palco da Conferência do Clima, em Copenhague
Foto: AFP

Vestindo uma gravata verde para combinar com as ambições climáticas da Conferência de Copenhague, o astro de filmes violentos como Exterminador do Futuro e Predador mostrou descontração e arrancou risadas da plateia em várias ocasiões.

"Eu gosto de vir nestes eventos porque não sou o único a ter sotaque", afirmou Schwarzenegger, logo no início, depois de Serra - a quem felicitou e chamou se "Sierra". O ex-ator, que é austríaco, deixou para trás a fama de truculento e se engajou politicamente em 2003. Desde então, ele tem usado cada vez mais os músculos - que continuam impressionantes - para brigar pelo meio ambiente.

"Aqui é uma cidade tão limpa que você pode nadar no canal - mesmo se eu não recomendo fazer isso agora, porque frio demais", disse o astro, que teve o discurso interrompido três vezes por aplausos.

Sorridente, ele lembrou que já veio à capital dinamarquesa em diversas ocasiões - "para a promoção dos filmes, pelo fisiculturismo, para levantar uns pesos, ou simplesmente de férias" - mas jamais esperaria retornar enquanto governador da Califórnia.

Schwarzenegger também recordou que quando era criança, era chamado de "patinho feio", e que a transformação do mundo tem de vir de dentro das pessoas, como foi para ele. Para concluir, lembrou da frase com que ficou conhecido na sequência Exterminador: "I'll be back!" (Eu voltarei).

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade