PUBLICIDADE

"Não se conseguiu nada" na cúpula climática, diz Medvedev

15 dez 2009 - 12h22
(atualizado às 14h44)
Compartilhar

O presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou nesta terça-feira que "não se conseguiu nada" na cúpula sobre a mudança climática em Copenhague, à qual irá esta semana, e colocou em dúvida que se consiga definir um acordo vinculativo para reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Presidente russo duvida que se consiga definir um acordo vinculativo para reduzir as emissões de CO2
Presidente russo duvida que se consiga definir um acordo vinculativo para reduzir as emissões de CO2
Foto: Reuters

A reunião dos representantes de 192 países realizada há dias em Copenhague "não conseguiu nada do outro mundo e não aprovou nada decisivo", disse Medvedev durante um encontro com membros da Academia de Ciências da Rússia. "Não sei se será possível definir o convênio vinculativo que referende nossos compromissos para diminuir as emissões, mas, em todo caso, será definida uma série de princípios e o correspondente mapa do caminho", disse, segundo a agência RIA Novosti.

O chefe do Kremlin confirmou que visitará Copenhague na quinta e sexta-feira para participar da parte final da cúpula, que negocia um novo acordo global para substituir a partir de 2012 o Protocolo de Kioto, que entrou em vigor em 2005.

O líder russo lembrou que no mundo há atitudes contrárias à noção de mudança climática e pediu aos cientistas seus pontos de vista, levando em conta que a Rússia também deve decidir os compromissos que assumirá.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade