PUBLICIDADE

Cisco e Nasa lançam parceria para monitoramento climático

15 dez 2009 - 12h02
(atualizado às 14h40)
Compartilhar

A Cisco Systems e a Nasa lançaram nesta terça-feira um plano de US$ 100 milhões para monitorar os recursos do planeta, visando melhorar a transparência dos compromissos nacionais sob os novos acordos climáticos.

Climate World - INFO1
Climate World - INFO1
Foto: Reuters

Líderes e ministros de mais de 190 países estão se reunindo esta semana para tentarem chegar a um acordo sobre um pacto climático global que sucederá o Protocolo de Kyoto.

Provas de concordância com os comprometimentos do novo acordo, como por exemplo a redução nas emissões de CO2 para preservar as florestas, dependerão de um monitoramento mais sofisticado do que o disponível agora.

O objetivo do Planetary Skin Institute é ajudar as instituições públicas, privadas, acadêmicas e governamentais a compartilhar suas informações, como por exemplo através de fontes online.

"Muita informação está disponível, mas é altamente descentralizada, em milhares de formatos diferentes e milhares de lugares diferentes", disse Juan Carlos Castilla-Rubio, da Cisco.

"Nos próximos 3 anos precisamos de pelo menos US$ 100 milhões para fazer isso funcionar. Temos compromisso com metade do valor e esperamos atingir a meta no mês que vem".

A joint-venture sem fins lucrativos teria como objetivo melhorar o monitoramento de emissões carbono e de sistemas de alimentos e níveis de escassez de água.

Uma rede global será formada por sete hubs, montados no Brasil, Índia, China, África, Japão, União Europeia e Estados Unidos.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade