Notícias » Ciência e Meio Ambiente » Ciência e Meio Ambiente

 Urso de gelo em Londres lembra consequências do aquecimento
11 de dezembro de 2009 13h08 atualizado às 13h55

Comentários
 
Urso de gelo erguido em Londres em protesto contra as mudanças climáticas Foto: AP

Mark Coreth conclui escultura de gelo erguida em Londres para simbolizar a situação dos ursos polares ameaçados pelo aquecimento
Foto: AP

Um grande urso de gelo foi instalado nesta sexta no centro de Londres, em frente à National Gallery, uma iniciativa solidária que pretende conscientizar as pessoas do rápido avanço do degelo nos polos.

Coincidindo com a cúpula da ONU sobre mudança climática (COP-15), que acontece em Copenhague, o Projeto Urso Polar, patrocinado pela organização ambientalista WWF, posicionou uma estátua de gelo de quase dois metros de altura que tem dentro um esqueleto em bronze.

O responsável pela figura, o escultor Mark Coreth, disse hoje à imprensa que o objetivo é "que qualquer pessoa se aproxime do urso, o toque e veja como a ação humana contribui para seu degelo".

"Com esta escultura, acontecerá exatamente o mesmo que acontece no planeta, mas em menor escala", afirmou o artista.

A previsão é que, em aproximadamente dez dias, o urso polar tenha derretido completamente, deixando para trás apenas água e o esqueleto.

Esta é a primeira escultura social do Projeto Urso Polar, mas a organização pretende criar réplicas em outras cidades do mundo, como Paris, Berlim, Roma, Copenhague, Moscou, Nova York, Toronto, Pequim e Sydney.

COP-15
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.