PUBLICIDADE

Expectativa deixa negociadores nervosos, afirma De Boer

10 dez 2009 - 10h38
(atualizado às 11h23)
Compartilhar
Lúcia Müzell
Direto de Copenhague

O secretário-executivo da ONU para questões climáticas, Yvo de Boer, afirmou ne sta quinta em Copenhague que a expectativa gerada pela conferência acaba deixando todos nervosos, inclusive os negociadores do novo acordo mundial de meio ambiente, reunidos a portas fechadas na capital dinamarquesa desde segunda-feira.

Secretário-executivo da ONU para questões climáticas, Yvo de Boer, diz que a expectativa é grande pelos resultados da cúpula)
Secretário-executivo da ONU para questões climáticas, Yvo de Boer, diz que a expectativa é grande pelos resultados da cúpula)
Foto: AFP

"A expectativa muito grande deixa todos nervosos. Mas para que até uma vovó possa compreender como acontece, podemos comparar as negociações a quando compramos uma casa nova", explicou de Boer em coletiva de imprensa. "Sabemos onde estão as janelas, as portas, mas não onde vai ficar cada coisa. É isso que estamos fazendo, colocando as coisas nos lugares certos".

Ele disse que todas as propostas dos 192 países que participam da conferência já estão na mesa e sendo discutidas, mas que "ninguém, hoje, pode dizer no que essa conferência vai dar". Boer espera chegar até o sábado um texto mais conclusivo sobre as definições de Copenhague, já que a maioria dos ministros dos países reunidos deve chegar neste final de semana, antes do previsto, e o ideal seria que eles já pudessem estudar um texto definitivo. "Teremos dois dias de muito trabalho, mas acho que conseguiremos".

O secretário-executivo, que atua como uma espécie de presidente do evento, ainda destacou que a posição anunciada ontem pela delegação americana, de que os Estados Unidos não assinariam um acordo que se assemelhasse a Kyoto, não o surpreendeu. "Não vi essa declaração, mas posso imaginar o Todd Stern, assessor da Casa Branca dizendo. Está de acordo com os americanos vem falando, e não podemos negar que as posições da administração Bush ainda têm influência hoje".

Ontem, o negociador americano também declarou sem papas na língua que o seu país não está disposto a financiar ações de proteção ambiental da China.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade