PUBLICIDADE

Obra de arte dá forma a CO2 emitido a cada mês pelo homem

8 dez 2009 - 08h45
(atualizado às 09h07)
Compartilhar

Uma instalação artística preparada especialmente para a Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas chama a atenção em Copenhague. A obra batizada de "Cubos de CO2: Visualize uma Tonelada de Mudanças" foi instalada no centro da capital dinamarquesa, onde ficará até o fim da cúpula, no dia 18 de dezembro.

Pessoas observam as imagens projetadas no contêiner, em frente ao Tycho Brahe Planetarium
Pessoas observam as imagens projetadas no contêiner, em frente ao Tycho Brahe Planetarium
Foto: Reuters

A estrutura é formada por contêineres de transporte marítimo organizados em forma de cubos sobre os quais são projetados vídeos artísticos, imagens de televisão, dados e mensagens sobre a mudança climática de pessoas comuns recolhidos através do site YouTube, entre outras atrações.

Cada contêiner representa uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), que é a quantidade do gás de efeito estufa emitido em média por mês por um habitante de um país industrializado.

"Todo mundo fica surpreso quando dizemos que essa é a quantidade emitida em média por pessoa em um mês, e se for nos Estados Unidos, em duas semanas. Normalmente acreditam que é a de todo um ano", disse, em entrevista coletiva no dia 1º de dezembro, Mia Hanak, diretora da Millennium Art, a empresa de San Francisco responsável por elaborar o projeto junto com a Obscura Digital, da mesma cidade americana.

"A intenção é chamar a atenção do público com algo completamente novo, que ainda não foi visto", acrescentou Travis Threlkel, diretor criativo da Obscura Digital, que ressaltou que um bom número das obras digitais que serão projetadas no cubo foi elaborado especialmente para esta ocasião.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Com informações da agência EFE

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade