3 eventos ao vivo

Conheça cinco eco-carros nada convencionais

23 abr 2010
11h45
atualizado às 12h06

Todos os dias somos bombardeados de novidades do mundo automobilístico. E quando se trata de conceitos sustentáveis os designers são ainda mais criativos e desenham carros futuristas que, para muitos, extrapolam os limites da realidade. Pensando nisso, selecionamos cinco modelos de eco-carros com a aparência, no mínimo, esquisita.

O Helios Concept foi desenvolvido pelo estudante de design Kim Gu-Han, na Universität Duisburg-Essen, na Alemanha, e foi o vencedor do prêmio Interior Motives Design Awards 2008 na categoria Melhor uso da Tecnologia
O Helios Concept foi desenvolvido pelo estudante de design Kim Gu-Han, na Universität Duisburg-Essen, na Alemanha, e foi o vencedor do prêmio Interior Motives Design Awards 2008 na categoria Melhor uso da Tecnologia
Foto: EcoDesenvolvimento

Helios Concept
Esse conceito foi desenvolvido pelo estudante de design Kim Gu-Han, na Universität Duisburg-Essen, na Alemanha, e foi o vencedor do prêmio Interior Motives Design Awards 2008 na categoria Melhor uso da Tecnologia.

Mas o que chama mesmo a atenção de quem olha esse modelo são as suas placas solares suspensas. Mais parecidas com asas jurássicas, são elas que garantem a carga elétrica necessária para mover o carro.

Inspirado em animais que esticam sua pele para absorver mais calor do sol, o designer projetou o carro para que quando estiver parado, ele possa "abrir" suas quatro placas fotovoltaicas e maximizar a captação solar.

TownCar
Esse conceito, desenhado por Serge Totsky, é um utilitário cinco portas que utiliza a tecnologia híbrida para se locomover. Um sistema de combustível foi colocado na parte dianteira do carro enquanto motores elétricos estão posicionados nas quatro rodas.

Painéis solares presentes no teto garantem uma carga extra de eletricidade e permitem que o TownCar atinja uma velocidade de até 125 mph.

Mercedes-Benz Formula Zero
A montadora de alto luxo uniu a tecnologia limpa com a tradição da marca e a emoção da formula 1 para criar esse conceito. Utilizando princípios de aerodinâmica e da alta eficiência, o Formula Zero foi criado para obter o máximo dos motores elétrico, dos painéis solares e da vela rígida presente na parte de cima do carro.

O carro foi feito para disputar corridas sustentáveis. Cada equipe será bonificada com a mesma quantidade de energia e vencerá quem souber utilizar a eficiência energética da melhor forma. O projeto é dos designers Alan Barrington, George Yoo e Kevin Verduyn.

Peugeot Shoo
Esse modelo foi desenhado com o formato triangular para maximizar o espaço interno. Um teto solar capta a energia do sol e a transforma em eletricidade - que é enviada para os motores do carro.

Outro ponto que chama a atenção é o seu sistema pendular, que permite que a suspensão do carro acompanhe os movimentos das curvas e garanta uma sensação única aos passageiros.

VW VAN
Este projeto de carro, que seu criador, o designer Adam Danko diz ser uma reencarnação do clássico VW Transporter T1, consiste em uma casa elétrica com uma infinidade de opções de carga. Com o chassi de metal e as paredes de vidro (transparente por dentro e opaco por fora), o carro foi projetado para abrigar um motor elétrico e painéis solares.

Nos dias de chuva, o carro poderá ser abastecido em uma tomada comum e para maximizar sua eficiência, as baterias irão captar a energia das frenagens e garantir uma energia extra. O designer, no entanto, não informou nada sobre a velocidade máxima e a distância que o carro poderá viajar com uma carga completa.

Fonte: EcoDesenvolvimento
publicidade