PUBLICIDADE

Como o que você compra no mercado influencia a saúde do planeta?

27 nov 2014 - 11h17
Compartilhar

Produtos regionais liberam onze vezes menos dióxido de carbono do que produtos que vem de navio. O transporte por avião é o que mais causa danos ao meio ambiente.

Você já pensou o que pode fazer para que a Terra seja sempre um bom lugar para se viver? Esta edição do Futurando apresenta muitas ideias e projetos focados nisso. Enquanto autoridades e sociedade civil se reúnem a partir de 1º de dezembro em Lima, no Peru, em mais uma rodada da Conferência do Clima, nós ajudamos você a ficar por dentro desse debate.

Um dos grandes vilões por trás das aceleradas mudanças climáticas é o excesso de dióxido de carbono na atmosfera. Pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, constataram que a quantidade de carbono armazenada no solo também aumentou de duas a três vezes nos últimos dez anos. Os cientistas querem agora medir a quantidade de carbono armazenada no solo da maior floresta decídua da Europa, no Parque Nacional Hainich. Detalhes da pesquisa você confere no Futurando desta semana!

A atividade humana no solo tem um grande impacto na saúde do planeta. A produção de alimentos não fica de fora dessa lista. Para chegar até as prateleiras de países industrializados, muitas vezes os produtos viajam longas distâncias. Para o meio ambiente, isso representa uma grande carga de gases de efeito estufa. Só a Alemanha recebe diariamente 140 mil toneladas de alimentos por avião. E se essa carga viesse de navio? A resposta você vê nesta edição.

Meio Ambiente

Você conhece também um centro de proteção em Colônia, na Alemanha, que tenta prevenir enchentes causadas pelas cheias do rio Reno. O rio é monitorado frequentemente e, em caso de cheia, muretas móveis são instaladas. Um modelo que pode ser útil também no Brasil. Nossos repórteres Maurício Cancilieri e Rafael Göpfert conversaram com uma equipe de pesquisadores brasileiros que querem implementar algumas técnicas de prevenção em cidades brasileiras.

Para mostrar que tem muita iniciativa rolando em diferentes partes do mundo, nós visitamos três continentes diferentes, com três projetos para reduzir as emissões de CO2. No Egito encontramos um parque eólico; no México, casas "verdes" e no Nepal, lenha ecológica. Exemplos sustentáveis de países em desenvolvimento que podem ser aplicados em outros lugares.

Vamos mostrar também como a vida nas cidades influencia o comportamento dos pássaros. Alguns deles até incorporaram barulhos do nosso cotidiano nos cantos de acasalamento, como o do despertador. A matéria é impressionante.

Não perca o Futurando!

O programa

Futurando é o programa que traz as novidades de ciência, meio ambiente e tecnologia, produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha. O programa é exibido no Brasil pelo Futura todas as quintas-feiras, às 20h30, com reprise aos domingos às 13h30; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30 e pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40. O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade