PUBLICIDADE

Como frear a epidemia do ebola?

1 out 2014 - 12h11
Compartilhar

Nesta edição, você verá como cientistas estão empenhados em descobrir uma cura para a doença. Vamos mostrar também a inovação e os projetos secretos da gigante Google.

Nesta edição, vamos falar sobre o vírus que está assustando o mundo inteiro: o ebola. Só em Serra Leoa, país com o maior número de casos, já foram registradas mais de 600 mortes. O governo local pede ajuda internacional e admite que, sozinho, não vai conseguir controlar a crise. A Organização Mundial da Saúde estima que nos próximos meses até 10 mil pessoas possam morrer por causa da doença.

Você vê no Futurando como a Alemanha se prepara para receber prováveis infectados. Uma estrutura foi montada próxima ao aeroporto para oferecer os primeiros atendimentos a um possível doente que chegar no aeroporto de Frankfurt. Todos os detalhes da possível chegada de uma pessoa infectada são treinados por médicos e enfermeiros regularmente.

No Hospital Universitário de Marburg, cientistas estão empenhados para saber por que o vírus do ebola é mortal para humanos – mas inofensivo para o morcego. Em breve, duas vacinas devem entrar em fase de testes clínicos e a equipe do Futurando foi conhecer a pesquisa.

Mas esse não é o único estudo sobre a doença. Pesquisadores do mundo todo se dedicam ao tema na tentativa de ajudar a conter o surto. Na cidade alemã de Halle, cientistas recorrem à biotecnologia. Eles estão desenvolvendo medicamentos a partir da planta do tabaco e os detalhes da pesquisa você confere neste programa.

Tecnologia

O próximo Futurando mostra também o que se esconde por trás da gigante Google. A empresa investe milhões em projetos de pesquisa e pode ditar a moda no futuro. Num laboratório secreto, o Google X, especialistas constroem o mundo de amanhã.

Você vê também que nem sempre é preciso trabalhar numa grande empresa para colocar projetos ousados no mercado. Ideias consideradas arriscadas por financiadores encontram espaço com o crowdfunding, uma plataforma na qual internautas doam dinheiro para o projeto. Iniciativas como a de um fone de ouvido para ser usado embaixo da água e instrumentos musicais feitos com legumes têm sucesso garantido.

E no Brasil, uma pesquisadora conseguiu, com a ajuda do crowdfunding, arrecadar 40 mil reais para fazer o sequenciamento genético do mexilhão dourado. Para convencer os internautas, ela criou um vídeo divertido e explicativo que você vai ver nesta edição do programa.

Já pensou em vestir "caras", "expressões" – e não apenas roupas? Encerramos a edição com o Omote, um projeto que mapeia e projeta expressões faciais no rosto de pessoas, criando uma espécie de máscara facial 3D. Uma inovação tecnológica e artística.

Não perca o próximo Futurando!

O programa

Futurando é o programa que traz as novidades de ciência, meio ambiente e tecnologia, produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha. O programa é exibido no Brasil pelo Futura todas as quintas-feiras, às 20h30, com reprise aos domingos às 13h30; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30 e pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40. O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade