PUBLICIDADE

Como a maçã protege o corpo contra doenças

9 set 2015 - 10h18
Compartilhar
Exibir comentários

Experimento comprova que substâncias presentes na maçã são capazes de proteger as células do corpo do efeito nocivo dos radicais livres.

Já diz a sabedoria popular que comer uma maçã por dia faz bem para a saúde. Mas será que ela pode, realmente, evitar doenças? Cientistas acreditam que sim. Está comprovado que a maçã contém nutrientes que protegem as nossas células – mesmo que a maior parte deles ainda seja um mistério para nós.

"Conhecemos cerca de um terço dos nutrientes presentes na maçã", afirma o nutricionista Bernhard Watzl, do Instituto de Pesquisa para Nutrição e Alimentação Max Rubner, em Karlsruhe, na Alemanha. "Assim, dois terços das propriedades químicas da maçã – e seus efeitos no organismo – permanecem completamente desconhecidos para nós."

Sabe-se que os radicais livres – moléculas formadas por processos metabólicos do corpo ou que chegam até ele por meio de toxinas – danificam o nosso DNA e atingem também as células sanguíneas responsáveis pela resistência a doenças. Segundo a teoria, os antioxidantes presentes em frutas, verduras e legumes podem proteger as células do organismo.

O Dr. Watzl quis verificar se isso é mesmo verdade e resolveu fazer um experimento com maçãs. Seis voluntários foram convidados para o teste: duas mulheres e quatro homens, de idades diferentes.

Antes do teste, os cientistas coletaram uma amostra de sangue dos voluntários. Eles isolaram as células do sistema imunológico e as mergulharam em uma solução especial, que simula um violento ataque de toxinas do ambiente.

"Isso nos possibilita desencadear um estresse oxidativo agudo [responsável pelo envelhecimento precoce e certos tipos de câncer, entre outras doenças]", explica Watzl. O resultado é uma clara danificação das células, que, em vez de esféricas, parecem um cometa.

Em seguida, é a vez das maçãs. Todos os voluntários tiveram que comer um quilo inteiro da fruta para que o efeito fosse medido com mais facilidade. Uma nova amostra de sangue foi então coletada, e as células foram novamente submetidas a um ataque de toxinas ambientais.

No segundo experimento, as células não ficaram parecidas com cometas, pelo contrário, continuaram redondas e saudáveis nas amostras de todos os voluntários. Watzl ficou surpreso com o efeito.

"É incrível que a ingestão de uma quantidade relativamente moderada de maçã, dentro de um curto espaço de tempo, possa causar uma mudança tão notável no organismo", diz o nutricionista. "Não é sempre que conseguimos mostrar tão claramente, como neste caso, que os alimentos que comemos todos os dias têm um efeito mensurável sobre o nosso corpo."

A propósito, ninguém precisa comer um quilo de maçãs por dia para obter resultados benéficos para a saúde. Um por dia basta. Os especialistas recomendam cinco porções diárias de frutas ou legumes para proteger as células.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade