PUBLICIDADE

Com 11 m e 6 t, tiranossauro gigante é descoberto na China

1 abr 2011 - 19h36
(atualizado às 19h51)
Compartilhar

Cientistas irlandeses anunciaram a descoberta de uma nova espécie de dinossauro gigantesco, que seria um parente próximo do Tiranossauro Rex (T Rex), a partir de fósseis do crânio e ossos maxilares encontrados na China. Segundo os estudiosos, o tiranossauro media cerca de 11 m de comprimento e pesava 6 t. As informações são do site do Daily Mail.

O pesquisador David Hone, da University College de Dublin, afirmou que passou cerca de três anos na área de uma pedreira onde os fósseis foram encontrados. "É outro grande T-Rex e essas coisas não aparecem todos os dias. É um dos maiores predadores de todos os tempos", disse o pesquisador.

O dinossauro foi oficialmente chamado de Magnus zhuchengtyrannus, em homenagem a Zhucheng, a cidade em que os fósseis foram encontrados, na província de Shandong, leste da China. Mas por causa de seu enorme tamanho, os cientistas rapidamente classificaram o dinossauro de "primo do T-Rex".

Assim como o T. Rex e o Tarbosaurus asiático, o Magnus zhuchengtyrannus faz parte do grupo dos tiranossauros, terópodes gigantescos que habitaram a América do Norte e a Ásia Oriental durante o período Cretáceo, que durou de cerca de 99 a 65 milhões anos atrás.

Fósseis de outro dinossauro com tamanho semelhante foi encontrado no mesmo local, mas os especialistas ainda analisam o material coletado. A pedreira de Shandong é o lar de uma das maiores concentrações de fósseis de dinossauros do mundo.

A pesquisa foi publicada no jornal online Science Direct.

Reprodução artística mostra o dinossauro gigante descoberto na China
Reprodução artística mostra o dinossauro gigante descoberto na China
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade