0

vc repórter: flagra mostra sequência da formação de raio em SP

10 dez 2012
19h20

Moradores da cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, se assustaram com a quantidade de raios e trovões que cruzaram o céu na noite de quinta-feira, 6, durante o "Natal Iluminado", que foi realizado na Igreja Matriz de Sant'Anna. Um dos moradores da região conseguiu flagrar uma sequência exata de uma descarga elétrica, mostrando um grande clarão.

O meteorologista Marcelo Pinheiro, da agência Climatempo, explicou como o fenômeno do raio se forma durante uma tempestade, bastante comum nessa época do ano.

"No processo de formação de nuvens carregadas ocorre uma intensa movimentação de correntes de ar ascendentes (que sobem) e descendentes (que descem) dentro da própria nuvem. Esta movimentação de ar cria um forte campo elétrico de cargas positivas e negativas, propiciando a formação das descargas elétricas que são os raios", afirmou o especialista.

Marcelo disse ainda que existem duas maneiras dos raios aparecerem. "A maior parte dos raios ocorre entre as nuvens e o solo, mas também é comum de observarmos a ocorrência de raios entre uma nuvem e outra", disse, exemplificando com a própria sequência de fotos.

O internauta Erick Leite, de Vinhedo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Clarão se forma no céu de Vinhedo, no interior de São Paulo
Clarão se forma no céu de Vinhedo, no interior de São Paulo
Foto: Erick Leite / vc repórter
vc repórter

compartilhe

publicidade