PUBLICIDADE

Tempestades deixam milhares de desabrigados na Argentina

As chuvas fortes causaram inundações, deslizamentos de terra, além de cortes de energia em várias cidades do país

8 abr 2014 - 16h44
(atualizado às 18h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Bairro de Villa Urquiza, em Buenos Aires,&nbsp;&eacute; iluminado por raios durante uma tempestade na noite de segunda-feira, 7 de abril</p>
Bairro de Villa Urquiza, em Buenos Aires, é iluminado por raios durante uma tempestade na noite de segunda-feira, 7 de abril
Foto: Reuters

Chuvas intensas que castigam várias províncias de norte a sul da Argentina obrigaram 3 mil pessoas a deixarem suas casas neste começo do outono no país.

Inundações e vias obstruídas por deslizamentos de terra, além de vários cortes de energia, afetam várias cidades das províncias de Entre Ríos e Santa Fé, Córdoba, Santiago del Estero, Catamarca, Neuquén e Río Negro.

Durante a madrugada desta terça-feira, quando uma impressionante tempestade elétrica era registrada em Buenos Aires, capital argentina, um raio caiu no Aeroparque Metropolitano, aeroporto no centro da cidade, sobre um avião da empresa chilena Lan.

Uma fonte aeroportuária chegou a relatar que um raio feriu um funcionário da manutenção, que precisou ser levado a um hospital.

Na tarde desta terça-feira, a Lan confirmou, por meio de uma nota,  que uma aeronave da companhia foi atingida pelo raio e acrescentou:  "O avião em questão se encontrava na plataforma 27 do Aeroparque Jorge Newbery, sem passageiros ou tripulação".

As fortes chuvas tiveram outras consequências, como o afundamento do asfalto em uma rua em Ramos Mejía, uma cidade da periferia oeste de Buenos Aires, debaixo da qual passa um arroio que transbordou.

A província de Neuquén foi uma das mais afetadas, particularmente a cidade de mesmo nome e capital da província, com uma incomum precipitação que deixou 1.450 pessoas fora de casa.

"Em Neuquén chove entre 150 e 180 milímetros ao ano e tivemos 240 milímetros em 96 horas", explicou a vice-governadora Ana Pechen à rádio Continental.

O transbordamento de rios também levou centenas de pessoas a saírem de casa nas regiões de Santa Fe, Córdoba, Santiago del Estero e Catamarca, informaram fontes oficiais de cada distrito.

Na cidade de Luján, 80 km a noroeste de Buenos Aires, o rio de mesmo nome subiu quatro metros em questão de horas, causando inundações e alagando casas nas zonas ribeirinhas.

Há um ano, fortes chuvas e inundações sem precedentes surpreenderam os moradores da cidade de La Plata, 63 km ao sul de Buenos Aires, deixando 89 mortos, de acordo com números oficiais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade