PUBLICIDADE

Principais pontos em discussão na conferência do clima em Lima

12 dez 2014 - 18h51
Compartilhar

A conferência das Nações Unidas sobre a mudança climática (COP20) contempla como os diversos países assumirão seus compromissos em um novo pacto destinado a combater o aquecimento global.

O objetivo é limitar as emissões de carbono de modo que a temperatura do planeta não suba além de 2ºC até o fim do século.

Relação dos principais pontos em discussão sobre o texto que será levado à próxima conferência do clima, em dezembro de 2015, na cidade de Paris, para a entrada em vigor em 2020:

As contribuições de cada país passam pela redução das emissões de carbono e pelo eventual financiamento, transferência de tecnologias limpas e apoio aos países mais pobres na adaptação para os efeitos das mudanças climáticas.

Trata-se do tipo de informação que cada país dará para garantir a transparência e a construção da confiança.

As opções vão desde a mera entrega dos dados mais básicos até o fornecimento de informação detalhada, incluindo até metodologias de cálculo.

Há duas opções: publicar o conteúdo da contribuição nacional no site da convenção contra a mudança climática da ONU ou instaurar um diálogo sobre estas contribuições ao longo de 2015, antes da conferência de Paris.

Antes da entrada em vigor do acordo que deve ser assinado no próximo ano, em Paris, há uma série de propostas para se promover e avaliar as ações visando deter o aquecimento global. A mais ambiciosa é a realização de uma série de reuniões em 2015, 2016 e 2017 para analisar os progressos.

O principal ponto de divergência é a "diferenciação" entre países desenvolvidos e em desenvolvimento sobre o quanto devem reduzir suas emissões de carbono e contribuir para o financiamento dos programas envolvendo os impactos da mudança climática.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade