PUBLICIDADE

Ondas de calor mais fortes e frequentes seriam inevitáveis até 2040

14 ago 2013 - 20h10
(atualizado em 15/8/2013 às 08h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Quaisquer que sejam os esforços feitos para limitar as emissões de gases de efeito estufa (GEE), ondas de calor mais fortes e frequentes seriam inevitáveis nos próximos 30 anos, segundo um estudo que será publicado esta quinta-feira na revista científica Environmental Research Letters.

"Até 2040, a frequência de episódios de calor extremos vai aumentar, independente das emissões de GEE na atmosfera", resumiu o cientista Dim Coumou, do Instituto Postdam de pesquisas sobre os impactos climáticos.

"Ao contrário, os esforços de redução das emissões de GEE podem diminuir fortemente o número destes episódios extremos na segunda metade do século XXI", prosseguiu o estudioso, que realizou este estudo com Alexander Robinson, da Universidade Complutense de Madri.

As regiões tropicais serão as mais afetadas, uma tendência já observada entre 2000 e 2012, destacou o estudo.

Ondas de calor excepcionais, qualificadas de eventos '3-sigma' (que se diferenciam da média histórica em três desvios-padrão), como as que afetaram a Europa em 2003 ou os Estados Unidos em 2012, devem afetar duas vezes mais territórios em 2020, ou seja, 10% da superfície terrestre.

Em 2040, 20% da superfície do planeta serão afetados. Nesse mesmo período, episódios ainda mais extremos (5-sigma = 5 desvios-padrão), quase nunca observados atualmente, atingirão 3% da superfície do planeta em 2040.

Depois daquele ano, tudo dependerá da quantidade de GEE emitida na atmosfera. Se as emissões forem fracas e a concentração de GEE na atmosfera não exceder as 490 PPM CO2-equivalentes, o número de eventos extremos se estabilizará em torno dos níveis de 2040.

Isto significa que até o fim do século, ondas de calor excepcionais se tornariam a norma perto dos trópicos, ou seja, 50% dos verões na América do Sul e no oeste da África e 20% na Europa ocidental. Mas em um cenário no qual as emissões continuarem a aumentar segundo as tendências atuais, episódios 3-sigma ocorrerão em 85% da superfície terrestre em 2100 e 5-sigma, em 60% do globo.

"Estes eventos extremos podem ter um impacto muito prejudicial na sociedade e nos ecossistemas, provocando mortes relacionadas com o calor, incêndios florestais e perdas de produção agrícola", advertiu Dim Coumou.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/mudancas-climaticas/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/mudancas-climaticas/iframe.htm">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade