PUBLICIDADE

Onda de calor deixa quase 200 mortos no Paquistão

22 jun 2015 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 200 pessoas morreram no Paquistão devido a uma onda de calor que atinge atualmente o sul do país e que obrigou o governo a pedir ajuda ao Exército para apoiar os afetados.

Ao menos 180 destas mortes foram registradas em Karachi, a maior cidade do país com cerca de 20 milhões de habitantes e a mais afetada, onde as temperaturas alcançaram os 45 graus centígrados no último fim de semana. Além disso, outras 11 pessoas faleceram no sul da província central de Punyab.

Estas mortes ocorreram um mês após a vizinha Índia sofrer a segunda onda de calor mais mortífera de sua história, com mais de 2.000 falecidos.

Um balanço realizado pela AFP a partir das informações fornecidas por cinco hospitais de Karachi revela que o número pode ser de até 249 mortos.

O porta-voz da Autoridade Nacional de Gestação de Desastres (NDMA), Ahmed Kamal, declarou à AFP que o governo pediu ao Exército e à força paramilitar dos Rangers ajuda para dar suporte às vítimas.

Por sua vez, o governo provincial de Sind, cuja capital é Karachi, ativou o estado de emergência em todos os hospitais, recorrendo às equipes que estavam de férias e aumentando o estoque de medicamentos.

Esta onda de calor coincide com os primeiros dias do Ramadã, durante o qual os muçulmanos praticantes se abstêm de comer e beber durante o dia.

O doutor Sher Shah, ex-presidente da Associação de Médicos do Paquistão, advertiu que as zonas mais pobres de Karachi são as mais ameaçadas, em especial nas próximas horas quando as altas temperaturas continuarão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade