PUBLICIDADE

Obama diz que mudanças climáticas 'não podem mais ser negadas'

22 abr 2015 - 18h33
(atualizado às 18h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira que as mudanças climáticas "não podem mais ser negadas", durante visita ao parque nacional dos Everglades, na Flórida, em uma tentativa de ressaltar os riscos que o meio ambiente enfrenta.

Obama advertiu que o aquecimento global está provocando no planeta "tempestades mais fortes" e "secas mais intensas", que afetam tanto a economia quanto o ecossistema, em discurso feito no Dia da Terra.

"As mudanças climáticas não podem mais ser negadas. Não podem ser deixadas de lado. Não podem ser deixadas de fora da conversa", afirmou.

Ao mesmo tempo em que pediu que os parques nacionais sejam protegidos para as próximas gerações, Obama também disse que preservá-los é economicamente indispensável.

O aumento do nível do mar ameaça o ecossistema dos Everglades, o que por sua vez, representa um risco para a indústria do turismo na Flórida (sudeste dos EUA), que gera 82 bilhões de dólares, destacou.

A oposição republicana costuma usar o custo econômico das medidas para enfrentar as mudanças climáticas como uma razão por trás de seu ceticismo sobre o tema.

No mês passado, surgiu uma polêmica na Flórida, quando uma organização de jornalistas do estado denunciou o governo do republicano Rick Scott por proibir seus funcionários de falar em "mudanças climáticas" e "aquecimento global".

O governador negou a existência desta diretriz.

Assim com outros políticos conservadores nos Estados Unidos, o republicano Scott disse no passado não acreditar que as mudanças climáticas sejam provocadas pelo homem.

A agência americana de proteção ambiental (EPA) divulgará em algumas semanas novas regulamentações para limitar as emissões de usinas que geram eletricidade com carvão, o que ameaça gerar uma nova controvérsia política.

Em dezembro deste ano, líderes mundiais se reunirão em Paris para tentar chegar a um acordo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em nível mundial, e Obama quer liderar este pacto.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade