PUBLICIDADE

Obama diz que é preciso atuar contra a crescente ameaça climática

23 set 2014 - 15h12
Compartilhar

O presidente Barack Obama pediu nesta terça-feira na cúpula do clima das Nações Unidas que se alcance um acordo global ambicioso para lutar contra o aquecimento climático, uma ameaça crescente ante a qual os Estados Unidos e a China têm uma responsabilidade em particular.

"Sejam quais forem os desafios imediatos aos quais tentaremos discutir esta semana - terrorismo, instabilidade, desigualdades, enfermidades -, há uma questão que marcará este século de maneira mais espetacular que todas as outras: trata-se da ameaça urgente e crescente da mudança climática", afirmou Obama na sede da ONU em Nova York.

"Sabemos o que temos de fazer para evitar um dano irreparável. Temos que cortar a poluição de dióxido de carbono em nossos países para prevenir efeitos piores da mudança climáticas", acrescentou o presidente americano, em um discurso pronunciado horas depois de ter ordenado ataques aéreos na Síria contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI).

Obama disse que se reuniu em Nova York com o vice-primeiro-ministro chinês Zhang Gaoli, cujo país superou os Estados Unidos como maior emissor mundial de gases de efeito estufa.

Obama assegurou que reiterou sua crença de que, "em sua posição como as duas maiores economias e mais emissoras do mundo, os Estados e China têm uma responsabilidade especial de liderança".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade